Fundado em 1967, o Denver Nuggets jamais venceu um título da NBA. A franquia tem a chance de faturar a taça pela primeira vez nesta temporada, caso vença o Miami Heat na decisão.
A conquista inédita viria no embalo do grande astro da equipe, Nikola Jokic. Eleito duas vezes MVP da NBA, em 2021 e 2022, o sérvio contribui rotineiramente com muito mais do que pontos e é a alma do time de Michael Malone.
Sua temporada regular teve médias de praticamente um triplo-duplo por partida: 24,5 pontos, 11,8 rebotes e 9,8 assistências. Nos playoffs, as estatísticas são ainda melhores — 29,9 pontos, 13,3 rebotes e 10,3 assistências.
LEIA MAIS
+ NBA: onde assistir Heat x Nuggets pelas finais ao vivo – datas e horários
++ Heat prepara arma secreta para surpreender Nuggets no meio das finais da NBA
+++ Ex-pivô dos Lakers diz que dominaria Jokic em seu auge
Com grandes atuações, o pivô comandou a grandiosa campanha dos Nuggets na pós-temporada e ajudou a eliminar o Minnesota Timberwolves (4 a 1), o Phoenix Suns (4 a 2) e o Los Angeles Lakers (4 a 0) antes de chegar à NBA Finals.
Mas o ‘Joker’ não brilha sozinho. Ele tem ao seu lado um dos coadjuvantes mais relevantes da liga, Jamal Murray, cujas médias nesses playoffs são de 27,7 pontos, 5,5 rebotes e 6,1 assistências por jogo. Juntos, os dois lideraram um time que teve a melhor campanha da Conferência Oeste e se classificou sem precisar de um Jogo 7 sequer até aqui.
O primeiro título do Denver Nuggets?
A ansiedade em Denver antes das finais é grande para ver o time campeão pela primeira vez depois de 55 anos de existência. A equipe, aliás, nunca havia chegado tão longe.
Em outras quatro oportunidades (1978, 1985, 2009 e 2020), a franquia havia alcançado as finais de conferência, mas jamais conseguido superar essa etapa. Na primeira tentativa, caiu diante do Seattle SuperSonics por 4 a 2. Nas demais, sempre perdeu para os Lakers (duas vezes por 4 a 1 e uma vez por 4 a 2).
O ano de 2023 marcou, então, a vingança e o primeiro passo ao que pode ser o título inédito. Pela frente, o time de Denver terá o resiliente Miami Heat, classificado em oitavo no Leste, mas que derrubou gigantes favoritos no caminho à decisão.
Depois de perder para o Atlanta Hawks no primeiro jogo do play-in, o Heat bateu o Toronto Raptors e se classificou aos playoffs. Na primeira rodada, derrubou o primeiro lugar Milwaukee Bucks por 4 a 1. Em seguida, foi a vez do New York Knicks, batido por 4 a 2. Por último, o Boston Celtics, que acabou derrotado por 4 a 3 na série.
Agenda das Finais da NBA:
- Jogo 1 – 1º de junho, quinta-feira, às 21h30 – Denver Nuggets x Miami Heat
- Jogo 2 – 4 de junho, domingo, às 21h – Denver Nuggets x Miami Heat
- Jogo 3 – 7 de junho, quarta-feira, às 21h30 – Miami Heat x Denver Nuggets
- Jogo 4 – 9 de junho, sexta-feira, às 21h30 – Miami Heat x Denver Nuggets
- Jogo 5 (se necessário) – 12 de junho, segunda-feira, às 21h30 – Denver Nuggets x Miami Heat
- Jogo 6 (se necessário) – 15 de junho, quinta-feira, às 21h30 – Miami Heat x Denver Nuggets
- Jogo 7 (se necessário) – 18 de junho, domingo, às 21h – Denver Nuggets x Miami Heat