NBA: Nuggets superam jogo incrível de LeBron, ‘varrem’ Lakers e vão à final

Pedro Rubens Santos | 23/05/2023 - 00:17

O Denver Nuggets está nas Finais da NBA pela primeira vez em sua história. Na noite desta segunda-feira (22), a equipe do Colorado virou o Jogo 4 para cima do Los Angeles Lakers, venceu por 113 a 111 e completou a “varrida” na série.

Com um terceiro quarto muito eficiente, os Nuggets reverteram a vantagem rival de 15 pontos e, mesmo fora de casa, saíram vitoriosos pela quarta vez em quatro confrontos, faturando assim a final da conferência Oeste. Para isso, tiveram que superar uma partida de 40 pontos de LeBron James. Conseguiram.

Nikola Jokic chegou ao seu oitavo triplo-duplo nesses playoffs, a maior marca da história em uma única pós-temporada. Ele ultrapassou Wilt Chamberlain, que teve sete triplos-duplos em 1967.

VEJA TAMBÉM

+ Vinicius Jr. recebe apoio de astro da NBA após novas ofensas racistas

++ Steve Nash é procurado para ocupar vaga de técnico campeão

+++ Celtics jogam a toalha e admitem eliminação antes do Jogo 4

LeBron teve um primeiro tempo magistral em que anotou 31 pontos, mas a produção escassa de seu time depois do intervalo enterrou as esperanças.

Agora, os Nuggets aguardam para conhecer seu adversário na briga pelo título da temporada da NBA. Na final do Leste, o Miami Heat tem 3 a 0 de liderança sobre o Boston Celtics — as equipes se enfrentam pelo Jogo 4 nesta terça-feira.

Nuggets x Lakers: Jogo 4

LeBron James tomou conta do primeiro período e alcançou impressionantes 21 pontos. Essa é a maior marca de um jogador dos Lakers em um quarto de jogo de playoffs desde Kobe Bryant em 2010.

Depois das três decepções para abrir a série, o técnico Darvin Ham fez mudanças no time titular para o quarto jogo e escalou Rui Hachimura no lugar de D’Angelo Russell entre os titulares, e incluiu o pivô veterano Tristan Thompson na rotação.

A produção do King James seguiu intensa no segundo quarto, e o astro foi para o intervalo com 31 pontos anotados e com os Lakers à frente no placar: 73 a 58.

Um momento de fúria chamou a atenção antes do meio-tempo: LeBron se irritou com um “tapa” de Aaron Gordon e partiu para cima do rival, com direito a braço no pescoço, empurrões e discussão.

+ LeBron perde a linha e parte para cima de Gordon em Nuggets x Lakers

Segundo tempo: Nuggets reagem e viram o jogo

A história de salvação dos Lakers, que iam evitando a eliminação diante de seu torcedor, teve seu roteiro alterado, decepcionando os presentes no ginásio e acabando com o sonho de mais um título para a franquia mais vencedora da história.

Quem dominou o terceiro período foi o time visitante, anotando 36 pontos contra apenas 16 de Los Angeles e virando o placar na Crypto.com Arena. Jokic chegou a um triplo-duplo e terminou a noite com 30 pontos, 14 rebotes e 13 assistências.

O último quarto foi muito disputado e mostrou os dois lados brigando ponto a ponto pela liderança. Cansado por não sair de quadra em nenhum momento, LeBron viu sua produção cair, e os arremessos dos mandantes foram ficando mais contestados e menos efetivos. Por grande parte do período, foi o time de Denver quem esteve à frente, mas sem conseguir disparar.

Anthony Davis, discreto até então, chamou a responsabilidade e, com 10 pontos no quarto período, empatou o placar e trouxe os Lakers de volta para a partida. E a emoção durou até o fim.

Com pouco mais de um minuto restando no relógio, Davis converteu dois lances livres e, novamente, igualou o marcador. Na sequência, o Joker entrou com força no garrafão e abriu dois pontos para os Nuggets com uma bandeja.

O jogo já entrava nos últimos segundos quando os Lakers tiveram um ataque decisivo. O técnico Darvin Ham pediu tempo para desenhar a jogada, e a bola parou nas mãos de LeBron, que errou o chute. Poderia ter sido o fim de tudo, mas um rebote defensivo com quatro segundos manteve as esperanças vivas.

Era a última chance, a última bola do jogo. Los Angeles teve um tempo técnico e escolheu a jogada. O arremesso definitivo coube mais uma vez a LeBron. Ele não conseguiu a cesta, e a caminhada nos playoffs estava encerrada.