NBA: Heat evita vexame histórico, vence Celtics e faz final contra Nuggets

Pedro Rubens Santos | 29/05/2023 - 23:45

Resiliente como tem sido ao longo desta temporada, o Miami Heat venceu o Boston Celtics, na noite desta segunda-feira (29), pelo Jogo 7 das finais do Leste da NBA, e impediu um feito que parecia predestinado a acontecer.

Se vencessem o duelo, os Celtics alcançariam uma virada inédita na história da liga – nunca uma equipe reverteu uma desvantagem de 3 a 0 numa série de playoffs para um 4 a 3. O triunfo do Heat por 103 a 84 manteve a escrita e levou a equipe da Flórida à grande final da NBA contra o Denver Nuggets.

LEIA MAIS

+ Celtics trocaram treino por partida de golfe antes de jogo decisivo contra Heat

++ NBA aponta erros graves da arbitragem no Jogo 6 entre Celtics x Heat

A dupla Caleb Martin e Jimmy Butler liderou a pontuação da noite e manteve uma distância segura ao longo de toda a partida. Mesmo jogando em casa, Boston não conseguiu encostar no placar e repetir o feito de um ano antes, quando, nesta mesma data, eliminou o Heat e foi à final contra os Warriors.

Desta vez, a história se inverteu. Quem ficou com a vaga, para a frustração do lotado TD Garden, foi a equipe de Miami. O ponto diferencial da noite foi o aproveitamento do perímetro, aspecto no qual os visitantes tiveram enorme superioridade.

O primeiro confronto pelas finais, entre Heat e Nuggets, acontece na próxima quinta-feira, na Ball Arena, em Denver.

Heat x Celtics: Jogo 7

O placar no TD Garden era apertado até o final do primeiro quarto, quando os visitantes emplacaram uma corrida de 19 a 4 e abriram significativa vantagem na liderança. Dessa forma, o segundo período consistiu, basicamente, nos Celtics correndo atrás, tentando encurtar a distância.

Depois de 12 minutos iniciais atípicos, em que anotou apenas um ponto e uma assistência, Jayson Tatum cresceu no quarto seguinte e terminou a primeira etapa com sete pontos e oito rebotes. Astro do lado rival, Jimmy Butler teve 11 pontos e cinco rebotes no mesmo tempo em quadra.

Os principais pontuadores dessa metade inicial, contudo, não foram as duas estrelas. Jaylen Brown (13 pontos), por Boston, e Caleb Martin (14 pontos), por Miami, tiveram maior destaque antes da parada do meio-tempo. Brown ainda teve um belo toco em Martin.

Com aproveitamento superior nos arremessos de quadra (45% a 38%), especialmente nas bolas de três pontos (8/17 contra 4/21), o Heat teve uma primeira parte melhor. E a vantagem, que chegou a ser de 17 pontos, era de 11 na hora do intervalo.

Segundo tempo: dupla do Heat comanda vitória sobre Celtics

Com 13 pontos, Derrick White brilhou no terceiro período. O problema é que os Celtics só conseguiram cortar um ponto da vantagem rival, o que levou o jogo para os últimos 12 minutos ainda com uma distância considerável entre as partes.

O Heat seguiu eficaz nos chutes do perímetro e bem-sucedido na missão de impedir a aproximação celta. Nem o apoio da torcida de Boston e tampouco o ímpeto ofensivo de White foram capazes de evitar a quarta vitória de Miami na série. A partida terminou com 50% para o time de Erik Spoelstra nas bolas de três (14/28) contra apenas 21% (9/42) de Boston.

Quem comandou as ações foi a dupla Caleb Martin, com 26 pontos e 10 rebotes, e Jimmy Butler, que teve 28 pontos. Não sobrou nem emoção para os minutos finais, já que o time visitante abriu 20 pontos com apenas três minutos restantes no relógio.

Joe Mazzulla colocou os reservas em quadra, e a torcida abandonou o ginásio antes mesmo do fim e não ficou para ver a premiação rival com o troféu de campeão da Conferência Leste, na quadra do TD Garden.

Agenda de jogos das finais da NBA

Jogo 1 – 1º de junho, quinta-feira, às 21h30 – Denver Nuggets x Miami Heat
Jogo 2 – 4 de junho, domingo, às 21h – Denver Nuggets x Miami Heat
Jogo 3 – 7 de junho, quarta-feira, às 21h30 – Miami Heat x Denver Nuggets
Jogo 4 – 9 de junho, sexta-feira, às 21h30 – Miami Heat x Denver Nuggets
Jogo 5 (se necessário) – 12 de junho, segunda-feira, às 21h30 – Denver Nuggets x Miami Heat
Jogo 6 (se necessário) – 15 de junho, quinta-feira, às 21h30 – Miami Heat x Denver Nuggets
Jogo 7 (se necessário) – 18 de junho, domingo, às 21h – Denver Nuggets x Miami Heat