Lutas e MMA UFC

Ranking UFC 2023

UFC (Ultimate Fighting Championship) é o maior evento de artes marciais mistas do mundo e um dos esportes que mais crescem no planeta. Assim, a mistura da nobre arte com os kimônos trouxe o MMA como o público tanto ama. Então, é natural que surja o interesse em saber quem integra o ranking UFC . Confira abaixo:

O início do Ranking UFC

Em primeiro lugar, o ranking do UFC foi introduzido em fevereiro de 2013. Ele é gerado por um painel de votação composto por membros da mídia. A saber, esses membros da mídia são convidados a votar em quem eles acham que são os melhores lutadores do UFC por categoria de peso e peso por peso.

Como funciona o Ranking do UFC?

Decerto, um lutador só pode ser votado se tiver status ativo no UFC. Bem como, pode aparecer em mais de uma categoria de peso ao mesmo tempo. Além disso, o campeão e o campeão interino ficam automaticamente nas primeiras posições de suas respectivas divisões. Portanto, não podem votar por categoria de peso. No entanto, os campeões podem ser votados para o ranking pound-for-pound.

Ao todo, são 10 rankings, um para cada categoria, além do chamado Ranking Peso por Peso, que é a classificação geral, considerando todos os pesos. Então, primeiramente, cada categoria de peso tem seus 15 representantes elencados no ranking. Geralmente os primeiros colocados e campeões são aqueles que integram o Top 15 peso-por-peso, que reúne os melhores atletas da organização em um ranking.

De fato, o ranking do UFC é algo que os lutadores da atualidade percorrem a todo custo, afinal, os colocam mais próximos do cinturão do UFC. Além disso, estar no ranking UFC lhe garante as melhores lutas, contra os melhores adversários, nos card mais fortes e até mesmo as melhores bolsa para as lutas.

Por outro lado, o ranking UFC não agrada a todos os públicos. Ou até mesmo pela mídia, pois os mandatários do evento deixam sob névoa os parâmetros. Assim, é difícil saber quando um novo atleta integrará o ranking UFC, porque falta base para entendimento.

Os rankings são votados por jornalistas escolhidos pelo UFC. Assim, participam das votações pessoas da mídia ao redor de todo o mundo. Por certo, os critérios para a votação dependem de cada jornalista. Contudo, no geral, consideram aspectos como: posição do adversário derrotado, dificuldade das finalizações de luta, etc.

Mas fato é que todos querem estar no ranking UFC o quanto antes. Normalmente existe um Top 15 até o campeão e quando figura nele é bem capaz de começar a chamar a atenção dos principais adversários e, claro, de Dana White, Presidente do UFC.

Brasileiros no Ranking UFC

A princípio, o Brasil é uma lenda no esporte. E sempre foi. Não à toa, conta com os melhores atletas da atualidade e também de todos os tempos. Nomes como Anderson Silva, José Aldo, Vitor BelfortRoyce GracieDemian Maia assombraram suas divisões enquanto lutaram no auge.

Mas ainda há quem assombre, como Amanda Nunes, Charles do Bronx, Deiveson Figueiredo, Glover Teixeira e Thiago Marreta e quem vá assombrar ainda está por vir. Atualmente, o Brasil conta com 35 brasileiros ranqueados no UFC, sendo que apenas Amanda Nunes está em duas categorias.

Assim, encontram-se no ranking peso por peso masculino: Charles do Bronx (#5), Glover Teixeira (#10) e Deiveson Figueiredo (#12). Já no peso por peso feminino, integram o ranking UFC, dentre as brasileiras: Amanda Nunes (#2), Jéssica Andrade (#6), Marina Rodriguez (#9) Mackenzie Dern (#14). Ainda há ranqueamento nas categorias de peso:

  • Moscas: Deiveson Figueiredo, Alexandre Pantoja, Rogério Bontorin e Matheus Nicolau;
  • Galos: José Aldo, Pedro Munhoz, Marlon Moraes e Raphael Assunção;
  • Penas: Edson Barboza;
  • Leves: Charles do Bronx, Rafael dos Anjos e Diego Ferreira;
  • Meio-médios: Gilbert Burns e Vicente Luque;
  • Médios: Paulo Borrachinha e André Sergipano;
  • Meio-pesados: Glover Teixeira, Thiago Marreta e Johnny Walker;
  • Pesados: Augusto Sakai.
  • Palhas-feminino: Marina Rodriguez, Mackenzie Dern, Amanda Ribas, Amanda Lemos, Virna Jandiroba e Luana Pinheiro;
  • Moscas-feminino: Jéssica Andrade, Jennifer Maia, Taila Santos e Viviane Araújo;
  • Galos-femininos: Amanda Nunes, Ketlen Vieira, Karol Rosa e Norma Dumont Viana.
  • Penas-femininos: Amanda Nunes.

Popular

To Top