Cachorrada

Após ofensas racistas, Donald Sterling recebe multa de US$ 2,5 mi e é banido da NBA

(Crédito: Divulgação)

(Crédito: Divulgação)

A NBA não tolerou a ofensa racista do dono do Los Angeles Clippers, Donald Sterling, em telefonema gravado com a sua namorada, que foi revelado no último sábado pelo site TMZ. Através de um comunicado do comissário da liga, Adam Silver, a liga decidiu banir Sterling de todas as atividades da NBA e impôs uma multa de US$ 2,5 milhões.

Com a punição, Adam será forçado a vender o controle da franquia de Los Angeles. De acordo com Ramona Shelbourne, da ESPN.com, o processo de negociação dos Clippers será conduzido pela NBA em conjunto com os dirigentes da equipe.

“Eu espero profundamente conseguir o apoio que preciso dos outros donos de times da NBA para remover Sterling da liga”, declarou o comissário. Três dias após a divulgação do polêmico áudio, Silver explicou a “demora” para o primeiro pronunciamento da NBA pelo longo processo de investigação das gravações. De acordo com o comissário, era necessário ter certeza de que a voz veiculada no áudio era de Sterling.

A sanção proíbe a entrada do empresário em qualquer jogo da NBA ou em treinos das 30 equipes e também veta a entrada de Sterling nas dependências dos Clippers, em Los Angeles. Sterling também não poderá se envolver em qualquer negociação envolvendo qualquer time da liga. Ainda não se sabe como Donald vai responder às punições, mas fontes próximas ao empresário falam que uma ação civil contra a NBA não é descartada.

Após o anúncio de Silver, o site dos Clippers exibiu uma breve e simples mensagem: “We are one” (“Nós somos um”). Nas redes sociais, jogadores, ex-jogadores, proprietários de times ou simplesmente torcedores da NBA, comentaram a decisão de Adam Silver. Uma das lendas do basquete mundial, Earvin Magic Johnson, que foi citado no áudio após Sterling ter reclamado de uma foto de sua namorada com o ex-jogador,  comemorou a punição.

 

 

“Comissário Silver mostrou grande liderança em banir o dono do LA Clippers para sempre. Antigos e atuais jogadores da NBA estão felizes e satisfeitos com a decisão do comissário”, declarou Magic.

Para conferir a entrevista coletiva completa de Adam Silver anunciando o banimento de Donald Sterling, clique no link abaixo:

http://www.nba.com/video/channels/nba_tv/2014/04/29/20140429-silver-press-conference.nba

Comments
To Top