Ja Morant fala pela primeira vez após caso com arma: ‘Cometi um erro’

Paola Zanon | 16/03/2023 - 10:20

Com data marcada para voltar às quadras, Ja Morant deu sua primeira entrevista desde a suspensão, definida pela NBA em oito jogos, e esclareceu que a arma exibida durante uma live nas redes sociais não era dele. “Cometi um erro grave”, lamentou.

— A arma não era minha, esse não sou eu. Não tolero nenhum tipo de violência, mas me responsabilizo pelas minhas ações. Eu enxergo os danos que causei a mim mesmo pelos meus erros mais recentes. Eu percebo que isso é um problema, e que eu me coloquei nessas situações. No futuro, eu vou mostrar a todos quem Ja realmente é –, disse, à ESPN dos Estados Unidos.

O armador poderá voltar a defender o Memphis Grizzlies na próxima segunda-feira (20), quando terá cumprido oito jogos de suspensão e sem salário por má conduta. A NBA investigava se a arma estava com ele nas dependências de uma das franquias da liga.

Ja deu detalhes sobre a reunião que teve com Adam Silver, chefão da liga, para receber a punição de forma oficial. “Ele falou as coisas que eu preciso melhorar, mas mostrou apoio. Eu aceitei [a suspensão] e me desculpei com todo mundo. Não sabíamos o que estava em jogo, agora tive tempo para perceber tudo, agora eu sei o que eu posso perder”, declarou.

VEJA TAMBÉM:

+ Técnico dos Grizzlies revela conversa com Ja Morant

++ Ja Morant apaga redes sociais e se desculpa por episódio com arma

Ao todo, Morant desfalcou os jogos contra os seguintes rivais: Los Angeles Clippers, Los Angeles Lakers, Golden State Warriors, Dallas Mavericks (duas vezes) e Miami Heat. Ainda restam as partidas com San Antonio Spurs e mais uma com os Warriors.

Dos jogos disputados sem seu principal jogador, os Grizzlies venceram três e perderam três. A equipe chegou a ficar em segundo lugar na Conferência Oeste, mas caíram para terceiro. “Mal posso esperar para voltar. Vou estar pronto para brigar pelo título”, prometeu o jogador.

Reabilitação

No período em que esteve suspenso da NBA, Ja Morant passou por um acompanhamento psicológico na Flórida para “aprender melhores métodos de lidar com o estresse”, segundo palavras dele mesmo, assim que foi punido.

Durante este período, o armador esteve em contato constante com seus companheiros de equipe e comissão técnica, mas não treinou basquete e, por isso, ainda poderá ficar fora do jogo de segunda contra o Dallas Mavericks –ou pelo menos, não começará como titular.

Ja foi punido após exibir uma arma durante uma live que fez no Instagram dentro de uma balada no Colorado, um dia depois do confronto contra o Denver Nuggets. A polícia local abriu uma investigação sobre o caso, mas decidiu não fazer nenhuma acusação por falta de provas de que ele estava infringindo alguma lei, como portar um revólver sob influência de álcool.

Naquela semana, uma sequência de polêmicas foi exposta; o atleta foi acusado de espancar um adolescente de 17 anos e ameaçá-lo com uma arma, além de tê-la exibido também em uma discussão entre sua mãe e o chefe de segurança de um shopping center em Memphis.

— Fui garantir que minha mãe estava segura. É a minha vida, é quem me deu a vida. Quando percebi isso [que ela estava segura], eu fui embora do local–, explicou.

O jogador também já estava sendo investigado pela NBA após jogadores e comissão técnica do Indiana Pacers reclamarem de ameaças por parte dele. A liga confirmou que houve uma situação de confronto, mas não teve nenhuma arma envolvida.

— As coisas que aconteceram, fui eu que me coloquei, só por estar lá. A NBA investigou tudo, não achou nenhuma evidência de qualquer coisa

Escrito por Paola Zanon
Paola Zanon é jornalista formada pela Cásper Líbero, repórter e redatora com passagens pelo Notícias da TV, R7 e UOL Esporte. A carreira no jornalismo esportivo começou com a cobertura dos Jogos Pan-Americanos de 2019 pelo R7 até chegar ao Quinto Quarto em fevereiro de 2023. São-paulina de coração e apaixonada por basquete, futebol e viagens.