Ja Morant entrou para um programa de aconselhamento psicológico, em uma clínica na Flórida, e não tem data para voltar a jogar pelo Memphis Grizzlies na NBA. O jogador está suspenso desde que exibiu uma arma de fogo durante uma live nas redes sociais e já perdeu cinco partidas.
Em um comunicado que fez assim que foi suspenso, o armador disse que busca “aprender melhores métodos de lidar com o stress e meu bem-estar geral”. Os jogadores do Grizzlies, assim como a comissão técnica e executivos, estão em contato constante com o astro.
“O espírito dele estava ótimo quando falei com ele. É um momento único. Tem horas na vida em que você precisa se priorizar, antes da sua família, antes do basquete, antes de muitas outras coisas, e não sei se muitos caras fizeram isso alguma vez”, disse Tyus Jones, em entrevista à ESPN dos Estados Unidos.
Ja Morant shows off a gun on IG live pic.twitter.com/66aV94ACm1
— OnThaCorner (@onthacorner_) March 4, 2023
A ausência do jogador de 23 anos foi sentida pela equipe nas três primeiras partidas, mas o time conseguiu se recuperar e venceu as duas últimas. Os resultados, inclusive, fizeram os Grizzlies assumirem a vice-liderança da Conferência Oeste, a poucos jogos do fim da temporada regular.
Não há maiores detalhes sobre o tratamento de Morant, nem nenhuma previsão para uma volta antes dos Playoffs, por exemplo. Por enquanto, a única certeza é de que ele não atuará no jogo contra o Miami Heat na próxima quarta-feira (15).
“O basquete vai estar aqui. Nós o apoiamos, ele sabe disso e tentei reiterar isso para ele”, declarou Jones.
A suspensão foi anunciada pela própria franquia de Memphis, no dia seguinte ao incidente, e a princípio seriam apenas dois jogos. A NBA segue investigando o caso e não fez nenhum pronunciamento. A polícia do Colorado, local onde a live aconteceu, encerrou o caso sem nenhuma acusação de crime por “falta de provas”.