Após anunciar dois jogos de suspensão para Ja Morant na NBA, o Memphis Grizzlies avisou, na noite do último domingo (5), que o astro permanecerá afastado da franquia por tempo indeterminado. O jogador foi punido por exibir uma arma dentro de uma balada e fazer o registro em vídeo nas redes sociais, que mais tarde foram desativadas por ele mesmo.
A informação foi dada pelo técnico Taylor Jenkins logo depois da derrota do time para o Los Angeles Clippers.
— Não existe um período definido. Dissemos que seria, no mínimo, dois jogos. Um dia de cada vez. É um processo de cicatrização em andamento. Não posso falar de calendário, porque não é uma questão de calendário.
LEIA MAIS:
+ Ja Morant se mete em confusão, enquanto irmã brilha no basquete
++ Treta na NBA: Booker provoca Dončić após erro fatal em Mavs x Suns
A princípio, os jogos em que Morant cumpriria suspensão seriam contra os Clippers e contra o Los Angeles Lakers, na próxima terça (7). O jovem de 23 anos é um dos principais pontuadores dos Grizzlies na atual temporada e fez falta em quadra no domingo.
A advertência aconteceu depois que ele exibiu uma arma durante uma live que fez no Instagram na noite de sábado (4), enquanto curtia uma festa com amigos.
“Não vamos compartilhar quais são as conversas (internas) neste momento. O foco agora é Ja se responsabilizar, e ele vai receber ajuda para isso”, assegurou o treinador.
Depois do anúncio da equipe, Ja usou as redes sociais para assumir a responsabilidade pelo erro e se desculpar.
— Sinto muito pela minha família, companheiros de equipe, treinadores, fãs, parceiros, a cidade de Memphis e toda a organização Grizzlies por decepcioná-los. Vou tirar um tempo para obter ajuda e trabalhar para aprender métodos melhores de lidar com o estresse e meu bem-estar geral.
Confira o vídeo abaixo:
Ja Morant shows off a gun on IG live pic.twitter.com/66aV94ACm1
— OnThaCorner (@onthacorner_) March 4, 2023
Investigação policial
Morant mora no Tennessee, um dos estados que permite o porte de armas de fogo sem registro dentro de locais públicos como bares e parques, mas o fato teria acontecido em uma balada no Colorado –onde o porte de armas precisa de permissão– após a partida dos Grizzlies contra o Denver Nuggets.
Nesta segunda-feira (6), a polícia do Colorado afirmou que abriu uma investigação sobre o caso após o Departamento de Polícia de Glendale confirmar que o jogador estava em um clube noturno do condado, que fica próximo a Denver e é conhecido por ter muitos clubes de streptease.
Um dos fatores que torna ilegal o porte de armas no estado é o consumo de álcool, e a polícia investiga se houve violação dessa regra. No vídeo não é possível identificar se Morant estava embriagado, mas seus amigos em volta apareceram na live segurando copos de bebida.
Além disso, a NBA proíbe que seus jogadores portem armas de fogo enquanto viajam para representar suas respectivas equipes. A liga de basquete se limitou a dizer que já tomou conhecimento sobre o fato.
Coleção de polêmicas
A exibição da arma de fogo em uma live nas redes sociais não foi um fato isolado. Na mesma semana, Morant foi acusado de espancar um adolescente de 17 anos e ameaçá-lo com uma arma na porta da casa dele após um jogo amistoso de basquete. O fato teria acontecido em julho do ano passado.
Além disso, ele também foi acusado de ameaçar o chefe de segurança de um shopping center em Memphis, fato que teria ocorrido pouco antes do episódio com o adolescente.
E apesar de não ter se pronunciado sobre o vídeo, a NBA já afirmou que investiga uma suposta ameaça feita por ele contra jogadores e membros da comissão técnica do Indiana Pacers em janeiro deste ano. Segundo os relatos, o armador ainda teria apontado lasers vermelhos para os torcedores rivais após um jogo no FedEx Forum.
A investigação da liga confirmou que houve uma situação de confronto após a partida, mas não era possível afirmar que armas de fogo fizeram parte do acontecido.