NBA encerra investigações contra Ja Morant e decide punição

Paola Zanon | 02/06/2023 - 11:30

A NBA já encerrou as investigações envolvendo o episódio mais recente de Ja Morant com uma arma de fogo na mão durante live nas redes sociais e já decidiu qual será a punição do jogador do Memphis Grizzlies.

A liga, no entanto, preferiu fazer mistério em torno da decisão para não tirar o foco do público das finais entre Denver Nuggets e Miami Heat, que começaram na última quinta-feira (1º).

LEIA TAMBÉM:

+ Finais da NBA: Butler assume culpa após pior marca da história dos playoffs

++ NBA: Draymond Green diz quem será campeão em Nuggets x Heat e por quê

— Nós descobrimos uma boa quantidade de informações adicionais. Provavelmente poderíamos ter trazido isso à tona agora, mas tomamos a decisão de que seria injusto com os jogadores e times que estão nas finais anunciar essa decisão no meio da série—, anunciou Adam Silver, comissário da NBA.

Anteriormente, Silver já havia feito declarações sobre o caso e confessou que se chocou com as imagens, pois o jogador parecia realmente arrependido na primeira vez.

Reincidência de Ja Morant

Ja Morant mostrou, mais uma vez, um revólver durante uma live feita por um amigo no Instagram. Após a repercussão das imagens, o Memphis Grizzlies decidiu suspendê-lo imediatamente das atividades da franquia até que a liga tomasse alguma decisão.

Desta vez, o atleta já estava de férias, depois de ter perdido a primeira rodada de playoffs para o Los Angeles Lakers. A primeira ocorrência aconteceu em março, durante a temporada regular, e rendeu ao jogador oito jogos de suspensão sem direito a salário.

No mês passado, Ja afirmou que não tinha muito o que falar sobre o caso, pois sabia que havia desapontado os torcedores e, por isso, sua palavra não valeria de nada.

Alguns dias depois, ele publicou uma despedida nas redes sociais e deixou os fãs bastante preocupados com sua saúde mental, até que a polícia resolveu ir até a casa dele e verificou que estava tudo bem —Ja Morant só havia decidido se afastar das redes sociais.

Desde então, o armador e principal jogador dos Grizzlies não se manifestou mais, nem sobre o caso, nem sobre os playoffs da NBA, como faz a maioria dos jogadores eliminados.

Escrito por Paola Zanon
Paola Zanon é jornalista formada pela Cásper Líbero, repórter e redatora com passagens pelo Notícias da TV, R7 e UOL Esporte. A carreira no jornalismo esportivo começou com a cobertura dos Jogos Pan-Americanos de 2019 pelo R7 até chegar ao Quinto Quarto em fevereiro de 2023. São-paulina de coração e apaixonada por basquete, futebol e viagens.