O favoritismo do Denver Nuggets foi confirmado na primeira partida das finais da NBA, nesta quinta-feira (1). A equipe do Oeste bateu o Miami Heat por 104 a 93 e abriu 1 a 0 na série que vale o título da NBA.
Desgastado pela sequência de jogos na final da Conferência Leste, o Heat caiu diante de um time que não entrava em quadra há 10 dias e perdeu o Jogo 1 das finais da NBA, na Ball Arena, em Denver. Os Nuggets lideraram durante todo o tempo e venceram com certa traquilidade.
Nikola Jokic teve mais um triplo-duplo e liderou, ao lado de Jamal Murray, a vitória convincente da equipe do Colorado para abrir a série decisiva da NBA.
O Jogo 2 está marcado para o próximo domingo e será novamente disputado em Denver.
Finais da NBA: Heat x Nuggets, Jogo 1
A partida começou com um aproveitamento ruim nas bolas de três pontos, dos dois lados, mas com os Nuggets sempre na frente do placar. No comando das ações, o time da casa segurava a vantagem graças, também, ao excesso de erros do Heat, que teve somente 34% de acertos nos arremessos de quadra nos 12 minutos iniciais.
Essa parte inicial da batalha foi suficiente para deixar Denver à frente por nove pontos. Destaque para as seis assistências de Nikola Jokic no período.
Jokic 1st quarter DIMES ?
Already 6 assists… get to ABC for Q2 of MIA/DEN Game 1! pic.twitter.com/Ke6gX6V4iV
— NBA (@NBA) June 2, 2023
As coisas melhoraram ainda mais para os Nuggets no quarto seguinte. De um lado, os jogadores de azul converteram três chutes seguidos do perímetro e foram colocando pontos no placar. Enquanto isso, Miami seguia errando no quesito e ficou para trás.
No intervalo, a distância era de 17 pontos a favor do time de Michael Malone. Bam Adebayo foi o principal nome do Heat na metade inicial, e Jimmy Butler esteve discreto. Eles tiveram 16 e sete pontos, respectivamente.
O cestinha do primeiro tempo foi Jamal Murray, que anotou 18 pontos em 8/12 e 67% de aproveitamento nos arremessos. Jokic finalizou com um duplo-duplo: 10 pontos e 10 assistências.
Murray ENJOADO com essa bola de 3 PTS! ?#MileHighBasketball pic.twitter.com/h8tdaM4VMM
— NBA Brasil (@NBABrasil) June 2, 2023
Segundo tempo: Nuggets atropelam o cansado Heat
Assim como aconteceu nos dois primeiros períodos, o Denver Nuggets venceu o terceiro quarto e ampliou ainda mais a vantagem. As bolas de Miami seguiram não caindo e, com grandes contribuições de Jamal Murray, Michael Porter Jr. e Bruce Brown, a distância foi parar em 21 pontos, a maior da noite.
Com a desvantagem praticamente irreversível, o time do Heat ainda lutou e chegou a reduzir a liderança rival para nove pontos na reta final. Mas, com pouco tempo restante, esse foi o máximo que os visitantes, dominados ao longo de todo o encontro, conseguiram fazer para assustar o público em Denver.
Jokic terminou a partida com um triplo-duplo: 27 pontos, 14 assistências e 10 rebotes. O segundo maior pontuador foi Murray, que teve 26 pontos e ainda 10 assistências.
Especialidade da casa essa jogada do Murray! ?#NBAnaESPN pic.twitter.com/5bkSY3dQt2
— NBA Brasil (@NBABrasil) June 2, 2023
Butler teve um jogo atípico, com apenas 13 pontos. O cansaço do time de Erik Spoelstra pode explicar o desempenho tão destoante visto na quadra da Ball Arena nesta quinta. Enquanto os Nuggets varreram o Los Angeles Lakers na final do Oeste e estavam há 10 dias sem jogar, o Heat atuou na última segunda-feira, em duelo decisivo contra o Boston Celtics.
Desde o último compromisso de Denver, no dia 22 de maio, no Jogo 4 contra os Lakers, o Miami Heat entrou em quadra quatro vezes diante dos Celtics. Na noite de abertura das finais, nomes importantes nos playoffs não conseguiram repetir o desempenho e ficaram devendo.
Além de Butler, que teve sua pior marca em pontos desde o dia 29 de março, Caleb Martin ficou muito aquém da sua média de 14,1 pontos nesta pós-temporada e terminou o duelo com somente três anotados. Max Strus saiu zerado do ginásio apesar de ter atuado por 20 minutos.