Suspensão tira Ja Morant de corrida pelo MVP em 2023-24; saiba quantos jogos

Paola Zanon | 16/06/2023 - 10:30

Com o fim da temporada de 2022-23 da NBA, a suspensão de Ja Morant deverá ser anunciada até a próxima segunda-feira (19/6), com um possível gancho entre 18 e 25 jogos.

De acordo com Adrian Wojnarowski, jornalista da ESPN, Adam Silver se prepara para fazer o anúncio oficial com a punição do armador do Memphis Grizzlies a qualquer momento.

Na sequência, Shams Charania, do The Athletic, afirmou que a suspensão será de 25 jogos, o que deixará Morant fora das quadras nos dois primeiros meses da próxima temporada.

Para não tirar as atenções do Draft, assim como fez com as finais entre Denver Nuggets e Miami Heat, o comissário falará sobre Ja Morant com tempo hábil de repercussão antes do evento que selecionará os novos talentos da liga.

O próprio Silver já havia adiantado que poderia esperar algo maior do que os oito jogos de suspensão que o jogador recebeu pelo primeiro incidente envolvendo uma arma de fogo, em março deste ano.

LEIA MAIS

+ Festa dos Nuggets tem provocação aos Lakers e homenagens a Jokic

++ Jaren Jackson Jr. revela situação de Ja Morant e manda recado ao amigo

Caso se concretize a expectativa mínima de 18 jogos de suspensão, sem direito a salário, Ja Morant ficará de fora da corrida pelos prêmios individuais, como o de MVP, e pela seleção dos All NBA Teams.

Isso acontecerá por causa do novo acordo da liga, que entrará em vigor no começo da temporada de 2023-24. As novas regras determinarão que para estarem elegíveis às homenagens, os jogadores deverão ter, no mínimo, 65 partidas disputadas ao longo da temporada regular.

Mesmo que o armador esteja em quadra em todas as outras partidas após cumprir a suspensão, isso significaria o número máximo de 64 confrontos disputados, o que acabaria com suas chances de reconhecimento em forma de prêmios. As regras, no entanto, não se aplicam para o All-Star Game, do qual ele poderá participar.

Na temporada passada, Ja Morant também ficou de fora da corrida pelo prêmio de MVP e não entrou nem mesmo para o All NBA Third Team.

A punição do astro dos Grizzlies foi decidida antes de as Finais da NBA começarem; os rumores iniciais falavam em uma suspensão de até 41 jogos, ou seja, metade da temporada regular.

Para Adam Silver, o jogador precisará deixar o basquete em segundo plano no próximo ano e focar em receber apoio psicológico para que possa entender, de fato, as consequências de suas ações.

Mesmo que a arma exibida nas redes sociais em maio seja de brinquedo, a punição será mantida.

— O principal problema para Ja certamente foi, no primeiro incidente, ter tratado a arma como um brinquedo — declarou Adam. — Acho que esse é um perigo para a sociedade: pegar uma arma e transmitir ao vivo. Acho que todos concordam que segurança com armas é importante. Armas não são brinquedos—, completou ele.

Reincidência de Ja Morant

Ja Morant mostrou, mais uma vez, um revólver durante uma live feita por um amigo no Instagram. Após a repercussão das imagens, o Memphis Grizzlies decidiu suspendê-lo imediatamente das atividades da franquia até que a liga tomasse alguma decisão.

Desta vez, o atleta já estava de férias, depois de ter perdido a primeira rodada de playoffs para o Los Angeles Lakers. A primeira ocorrência aconteceu em março, durante a temporada regular, e rendeu ao jogador oito jogos de suspensão sem direito a salário.

No mês passado, Ja afirmou que não tinha muito o que falar sobre o caso, pois sabia que havia desapontado os torcedores e, por isso, sua palavra não valeria de nada.

Alguns dias depois, ele publicou uma despedida nas redes sociais e deixou os fãs bastante preocupados com sua saúde mental, até que a polícia resolveu ir até a casa dele e verificou que estava tudo bem —Ja Morant só havia decidido se afastar das redes sociais.

Desde então, o armador e principal jogador dos Grizzlies não se manifestou mais sobre nenhum assunto nas redes sociais.

Escrito por Paola Zanon
Paola Zanon é jornalista formada pela Cásper Líbero, repórter e redatora com passagens pelo Notícias da TV, R7 e UOL Esporte. A carreira no jornalismo esportivo começou com a cobertura dos Jogos Pan-Americanos de 2019 pelo R7 até chegar ao Quinto Quarto em fevereiro de 2023. São-paulina de coração e apaixonada por basquete, futebol e viagens.