Ja Morant terá que deixar NBA em segundo plano, diz comissário

Pedro Rubens Santos | 09/06/2023 - 20:12

Comissário da NBA, Adam Silver falou sobre o caso Ja Morant, que está suspenso pelo Memphis Grizzlies após mostrar uma arma nas redes sociais mais uma vez, e encara uma provável punição severa da liga.

Na última quinta-feira (8), Silver participou do Dan Patrick Show e explicou como enxerga a situação do astro, além de comentar sobre as alegações de que a arma mostrada na live era de brinquedo. A sugestão do comissário é de um programa para dar suporte ao jogador e ajudá-lo na sequência de sua vida e carreira.

LEIA MAIS

+ NBA encerra investigações contra Ja Morant e decide punição

++ Jaren Jackson Jr. revela situação de Ja Morant e manda recado ao amigo

Em março, Ja Morant recebeu uma suspensão de oito jogos da NBA por aparecer com uma arma de fogo durante uma transmissão ao vivo em suas redes sociais, após uma partida dos Grizzlies contra o Denver Nuggets. Na visão da liga, essa punição foi severa. No entanto, o atleta repetiu o erro ao apresentar, novamente, uma arma durante a live de um amigo.

Adam Silver, comissário da NBA. Foto: Icon Sport
Adam Silver, comissário da NBA, falou sobre a punição de Ja Morant. (Foto: Icon Sport)

— Ele precisa de auxílio da liga e de seu time — comentou o comissário. — Minha esperança é que, independentemente do que definamos em termos de disciplina, haja uma aceitação de que precisamos encontrar caminhos para mudar a trajetória em que ele está agora, que não é uma trajetória positiva.

Ainda não se sabe qual será a decisão da NBA em relação a tempo de afastamento, mas já está claro que, na visão da liga, as ações de Ja Morant foram inaceitáveis. O próprio Adam Silver havia comentado, anteriormente, que ficou “chocado” quando soube da reincidência do astro.

A definição sobre o gancho já parecia tomada desde o início do mês, quando o comissário afirmou que a liga havia encontrado “uma boa quantidade de informações adicionais” sobre o caso. Ele, entretanto, preferiu manter sigilo sobre as novidades para preservar as Finais da NBA, disputadas entre Denver Nuggets e Miami Heat.

Agora, o discurso de Silver parece confirmar que a palavra final ainda não foi dada, e a definição ficará para depois. Ele disse estar buscando uma forma de não só punir, mas principalmente ajudar o jogador.

— Francamente, quero encontrar um caminho em que ele não seja escanteado, mas em que o basquete fique em segundo plano. E acima de tudo, vamos focar nele como um jovem se desenvolvendo para se tornar uma pessoa melhor e alguém mais responsável.

Arma de brinquedo?

Pessoas próximas a Ja Morant afirmaram que a arma mostrada pelo astro era de brinquedo e que a NBA está ciente disso, segundo o podcast ‘The Breakfast Club’. A afirmação ganhou grande repercussão nos últimos dias, o que obrigou Adam Silver a tecer um comentário sobre a alegação.

Apesar de ter dito que a investigação já havia sido concluída, o comissário da NBA confirmou que os responsáveis pela análise do caso seguem de olho e coletando informações a respeito do ocorrido. Ele também revelou, no Dan Patrick Show, que está ciente do que está sendo falado a respeito da possibilidade de a arma ser, na verdade, um brinquedo.

— O principal problema para Ja (Morant) certamente foi, no primeiro incidente, ter tratado a arma como um brinquedo — declarou. — Acho que esse é o perigo para a sociedade: pegar uma arma e transmitir ao vivo… Acho que todos concordam que segurança com armas é importante. Armas não são brinquedos.

O que a entrevista de Adam Silver reflete é que a liga não está preocupada se Ja Morant segurava uma arma de fogo ou um brinquedo, mas sim em encontrar formas de ajudá-lo a tomar melhores decisões e se comportar como um exemplo positivo para outras pessoas.

Escrito por Pedro Rubens Santos
Pedro Rubens começou a trabalhar na cobertura de futebol americano no site Torcedores.com e teve uma passagem de três anos pela ESPN, onde atuou também na produção digital. Foi repórter do Quinto Quarto até julho de 2023.