Depois de muita novela na NBA, o Philadelphia 76ers e Los Angeles Clippers chegaram a um acordo e acertaram, na madrugada desta terça-feira(31), a transferência do armador James Harden, de 34 anos.
De acordo com o repórter da ESPN estadunidense, Adrian Wojnarowski, o armador 10 vezes All-Star chega aos Clippers em uma super troca que ainda envolveu o ala-pivô PJ Tucker, campeão da NBA em 2021 com o Milwaukke Bucks.
Tucker e Harden chegam aos Clippers junto do ala Filip Petrusev. Em compensação, os Sixers recebem Marcus Morris, Robert Covington, Nicolas Batum, KJ Martin e cinco escolhas de Draft.
BREAKING: The Philadelphia 76ers have agreed on a trade to send guard James Harden to the Los Angeles Clippers, sources tell ESPN. pic.twitter.com/wAyuJKMfAw
— Adrian Wojnarowski (@wojespn) October 31, 2023
Troca de Harden para os Clippers envolve um terceiro time
Das cinco escolhas de Draft recebidas pelos Sixers durante a negociação por James Harden, uma não poderá ser usava pela franquia da Philadelphia. Ao todo, os Sixers receberam cinco escolhas: uma escolha desprotegida de primeiro turno em 2028, duas escolhas de segundo turno, uma troca de escolha em 2029 e uma escolha adicional de primeiro turno.
Essa última, com uma condição especial: os Sixers são obrigados a negociá-la com outra equipe da NBA, o que garante uma terceira equipe envolvida na negociação pelo armador de 34 anos.
Veja os detalhes da troca envolvendo James Harden:
Clippers recebem:
- James Harden
- PJ Tucker
- Filip Petrusev
Os Sixers recebem:
- Marcus Morris
- Nic Batum
- Robert Covington
- KJ Martin
- 1 escolha de primeiro turno no Draft de 2028
- 1 escolha de troca no Draft de 2029
- 2 escolhas de segundo turno
- 1 escolha de primeiro turno (negociação obrigatória para outra equipe)
LEIA MAIS
+ Com Warriors, Chris Paul pode bater recorde histórico da NBA em 2023-24
++ Mercado NBA: confira as principais trocas da offseason da temporada 2023
Com Harden, Clippers desponta como candidato ao título da NBA
Com a sua transferência para os Los Angeles Clippers, James Harden conseguiu não somente sair do Philadelphia 76ers após insatisfação com a direção, mas também conseguiu se juntar a um elenco que, caso se mantenha saudável, pode brigar pelo título da NBA.
E a parte física tem sido a principal pedra no sapato dos Clippers durante as temporadas. Nos três anos de parceria entre Paul George e Kawhi Leonard, em nenhum deles a franquia de LA passou sem sofrer com lesões. Na temporada passada, por exemplo, dos 82 jogos dos Clippers na temporada, Kawhi e George dividiram a quadra apenas 38 vezes.
Kawhi, inclusive, vem sofrendo com lesões no joelho. Em três temporadas foram duas lesões no joelho direito. A primeira, durante as semifinais da Conferência Oeste de 2021, com ruptura parcial no ligamento. A última vez que fez uma temporada com mais de 60 jogos foi em 2017, quando ainda atuava pelo San Antonio Spurs.
O mesmo acontece com Paul George. Na temporada passada, às vésperas dos playoffs, o ala sofreu uma lesão no joelho que o tirou da pós-temporada, quando os Clippers foram eliminados ainda na primeira rodada contra o Phoenix Suns, por 4 a 1.