Com Warriors, Chris Paul pode bater recorde histórico da NBA em 2023-24

Paola Zanon | 30/10/2023 - 12:00

Chris Paul está perto de bater um recorde histórico em uma possível última temporada na NBA, e o fato de agora jogar pelo Golden State Warriors pode facilitar o caminho.

O armador de 38 anos tem o terceiro maior número de assistências da história da liga, com 11.528 (até o terceiro jogo dos Warriors), atrás apenas de Jason Kidd, que soma 12.091, e John Stockton, que tem 15.806.

No ano passado, Paul teve uma média de 8,9 assistências por jogo durante a temporada regular —ao todo, foram 525. Para ocupar a segunda colocação no ranking, o jogador precisa de mais 570 passes que resultam em pontos antes de começarem os playoffs.

Este ano, em seu primeiro jogo com a franquia de São Francisco, contra o Phoenix Suns, o armador deu nove assistências, sendo cinco delas para Stephen Curry. No segundo duelo, diante do Sacramento Kings, o número saltou para 12. Já contra o Houston Rockets, saindo do banco, Chris deu sete assistências.

Nas 18 temporadas já disputadas, Chris Paul foi líder em assistências cinco vezes: 2007-08, 2008-09, 2013-14, 2014-15 e 2021-22, sendo que a primeira vez foi a maior média de sua carreira com 11,6 assistências por jogo.

Se mantiver o ritmo, Chris Paul poderá subir para a 2ª colocação no ranking de números de assistências antes mesmo do fim da temporada regular, principalmente jogando ao lado de pontuadores como Klay Thompson e Stephen Curry.

Chris Paul & Stephen Curry

Com um longo histórico de provocações, sobretudo em confrontos de playoffs, a dupla formada por Chris Paul e Stephen Curry sempre pareceu improvável, mas tem funcionado muito bem.

O tetracampeão é um dos líderes de número de pontos da NBA, tendo atingido sua maior média em 2020-21, com 32 por jogo. No ano passado, foram 29,4 pontos marcados por jogo.

Isso significa que as chances de um passe de Paul se converterem em cestas para a equipe são muito grandes, principalmente na linha dos três pontos —dificilmente Curry vai perder uma bola assim.

Além de Steph, o elenco ainda conta com Klay Thompson e Jonathan Kuminga, que até o momento, estão mantendo sua média de pontos acima de dois dígitos.

Escrito por Paola Zanon
Paola Zanon é jornalista formada pela Cásper Líbero, repórter e redatora com passagens pelo Notícias da TV, R7 e UOL Esporte. A carreira no jornalismo esportivo começou com a cobertura dos Jogos Pan-Americanos de 2019 pelo R7 até chegar ao Quinto Quarto em fevereiro de 2023. São-paulina de coração e apaixonada por basquete, futebol e viagens.