A NBA anunciou oficialmente a punição de Ja Morant pela reincidência envolvendo uma arma de fogo; serão 25 jogos de suspensão. O jogador do Memphis Grizzlies se pronunciou sobre a decisão e se desculpou por suas atitudes.
Com isso, o armador estará oficialmente fora da corrida pelo MVP e All NBA Teams da próxima temporada, podendo participar apenas do All-Star Game, caso seja selecionado. A decisão foi anunciada por Adam Silver, que ressaltou que a recorrência do caso pesou na determinação.
— A decisão de Ja Morant de mais uma vez empunhar uma arma de fogo nas mídias sociais é alarmante e desconcertante, dada sua conduta semelhante em março. O potencial de outros jovens imitarem a conduta de Ja é preocupante. Nessas circunstâncias, acreditamos que uma suspensão de 25 jogos é apropriada e deixa claro que o comportamento imprudente e irresponsável com armas não será tolerado—, diz o comunicado oficial do comissário.
Além da suspensão, o atleta de 23 anos também precisará cumprir uma agenda de tratamento e apoio psicológico, sendo avaliado por profissionais e acompanhado de perto pela liga de basquete.
— Para Ja, o basquete precisa ficar em segundo plano neste momento. Antes de retornar ao jogo, ele será obrigado a cumprir um programa com a liga que aborde diretamente as circunstâncias que o levaram a repetir esse comportamento destrutivo—, discursou Silver.
Ja Morant deverá ficar longe das quadras e das atividades da franquia até, pelo menos, o início de dezembro, mas a volta às quadras pode demorar ainda mais. Isso porque ele não será liberado para os treinos com os Grizzlies enquanto estiver suspenso, tampouco receberá salário durante o período.
Ja Morant quebra silêncio
Após o anúncio oficial, o jogador voltou a usar as redes sociais para falar sobre o assunto, se desculpar com fãs e franquia, além de se comprometer, mais uma vez, a melhorar suas atitudes.
Eu tive tempo para refletir e ver quantos problemas eu causei. Quero me desculpar com a NBA, os Grizzlies, meus companheiros de equipe e a cidade de Memphis. Para Adam Silver, Zach Kleiman e Robert Pera, que me deram a oportunidade de ser um atleta profissional e me apoiaram, sinto muito pelo mal que fiz.
Pai de uma menina de três anos, Ja Morant citou também o mau exemplo que tem sido para as crianças que admiram seu trabalho e sonham em ser como ele um dia, além de se comprometer com seus atuais patrocinadores —que ainda não anunciaram nenhum rompimento.
— Para as crianças, sinto muito por falhar com vocês como modelo a seguir. Prometo que vou ser melhor. Para todos os meus patrocinadores, serei uma melhor representação de nossas marcas. E para todos os meus fãs, vou compensar vocês, eu prometo—, afirmou o jogador.
O armador ainda pareceu concordar com as condições impostas por Adam Silver sobre um acompanhamento psicológico durante a suspensão de mais de um quarto da temporada.
— Vou passar a offseason trabalhando em minha própria saúde mental e tomada de decisões. Espero que com o tempo, vocês me deem a chance de provar que sou um homem melhor do que o que tenho mostrado—, disse.
Por fim, Morant lamentou não poder estar presente em quadra ao lado de seus companheiros de equipe, mas afirmou que sabe que eles são capazes de conduzir os Grizzlies em vitórias no início da temporada.
— Vou treinar para estar pronto quando puder voltar à quadra. Eu sei que meus colegas de equipe vão se segurar e sinto muito por não estar lá com eles no início da temporada—, declarou.
Caso Ja Morant
Ja Morant mostrou, mais uma vez, um revólver durante uma live feita por um amigo no Instagram. Após a repercussão das imagens, o Memphis Grizzlies decidiu suspendê-lo imediatamente das atividades da franquia até que a liga tomasse alguma decisão.
Desta vez, o atleta já estava de férias, depois de ter perdido a primeira rodada de playoffs para o Los Angeles Lakers. A primeira ocorrência aconteceu em março, durante a temporada regular, e rendeu ao jogador oito jogos de suspensão sem direito a salário.
No mês passado, Ja afirmou que não tinha muito o que falar sobre o caso, pois sabia que havia desapontado os torcedores e, por isso, sua palavra não valeria de nada.
Alguns dias depois, ele publicou uma despedida nas redes sociais e deixou os fãs bastante preocupados com sua saúde mental, até que a polícia resolveu ir até a casa dele e verificou que estava tudo bem —Ja Morant só havia decidido se afastar das redes sociais.
Desde então, o armador e principal jogador dos Grizzlies estava afastado das redes sociais e se absteve de comentários sobre qualquer tipo de assunto.