Ja Morant está fazendo bastante falta para o Memphis Grizzlies, que já acumula sua sétima derrota em oito jogos da temporada 2023-24 da NBA.
Suspenso até o dia 19 de dezembro por exibir uma arma nas redes sociais durante as férias, o armador foi o principal nome da equipe no ano anterior, com médias de 26,2 pontos, 5,9 rebotes e 8,1 assistências por jogo.
Em 2022-23, os Grizzlies tiveram uma das melhores campanhas da liga com 51 vitórias e 31 derrotas, encerrando a temporada regular na 2ª colocação da Conferência Oeste, classificados para os playoffs como mandante.
Ou seja, este ano, em menos de um mês, a franquia de Memphis já alcançou quase um terço do número total de derrotas sofridas no ano passado e amarga a pior campanha da liga até o momento.
Isso não significa, no entanto, que a equipe esteja jogando mal. Desmond Bane, Jaren Jackson Jr., Marcus Smart e Derrick Rose têm feito o possível diante dos adversários. Dos sete jogos perdidos, três foram por menos de duas posses de bola de diferença.
Um dos problemas em um time com bons nomes é que dois deles são recém-chegados: Smart e Rose. E ambos chegaram em meio a um clima nada agradável por causa da punição de Ja Morant.
Outro problema é a falta de Steven Adams, que foi essencial no esquema tático e defensivo do time ano passado, com uma média de 11,5 rebotes por jogo —sendo 6,5 na defesa.
Mas com a volta do pivô prevista apenas para a próxima temporada por causa de uma cirurgia no joelho, Ja Morant acaba sendo a maior esperança de reação dos Grizzlies este ano, o problema é que isso ainda vai demorar 17 jogos.
O armador tem um estilo de jogo muito parecido com o de Derrick Rose, o que pode facilitar a química em quadra, como vem acontecendo com Chris Paul e Stephen Curry no Golden State Warriors.
Além disso, apesar da suspensão, Ja ainda pode treinar e viajar com a equipe, o que facilita o processo de entrosamento. Caso ele volte em forma e alcance uma média perto dos 30 pontos nos 57 jogos restantes, uma classificação aos playoffs não ficará fora de alcance, ainda que seja através do play-in.
Quando Ja Morant volta?
Por causa da suspensão, Morant já perdeu os oito primeiros jogos e ainda faltam 17 para cumprir; o último será em 19 de dezembro, diante do New Orleans Pelicans.
Sendo assim, Ja estará liberado para o confronto contra o Atlanta Hawks, no dia 23. Mas isso não significa que ele entrará em quadra ou será titular.
No final da temporada 2022-23, o jogador foi suspenso em oito jogos pelo mesmo motivo. Por causa do tempo sem jogar, a volta oficial só aconteceu duas partidas após a liberação.
O técnico Taylor Jenkins pode optar por repetir a estratégia, ou pode aproveitar que Ja Morant está participando dos treinos para liberá-lo assim que possível, principalmente diante dos péssimos resultados da equipe.