NBA: Steve Nash é procurado para ocupar vaga de técnico campeão

Pedro Rubens Santos | 22/05/2023 - 17:29

Lenda da NBA e ex-técnico do Brooklyn Nets, Steve Nash pode estar próximo de retornar à liga e assumir o papel de treinador de uma nova equipe após seis meses.

Fontes confirmaram ao ‘The Athletic’, nesta segunda-feira (22), que Nash foi entrevistado pelo Toronto Raptors para a posição de head coach da equipe canadense. A posição está vaga desde a saída de Nick Nurse, campeão pela franquia em 2019 e demitido no último mês de abril, após a eliminação diante do Chicago Bulls no play-in.

A temporada 2023 marcou a primeira vez que os Raptors não foram aos playoffs sob o comando de Nurse, que passou cinco anos no comando. Seu retrospecto em Toronto foi de 227 vitórias e 163 derrotas.

VEJA TAMBÉM

+ Celtics à beira da eliminação e com técnico quase demitido: ‘Falta conexão’

++ Vinicius Jr. recebe apoio de astro da NBA após novas ofensas racistas

Em meio à procura por um novo nome para o cargo, a direção procurou Nash, com quem teve uma conversa oficial. Em sua passagem pelos Nets, o técnico alcançou 94 vitórias e 67 derrotas entre 2020 e 2022.

Como jogador, dispensa apresentações. Selecionado na primeira rodada do draft pelo Phoenix Suns, defendeu também o Dallas Mavericks e o Los Angeles Lakers e foi MVP da NBA duas vezes seguidas, em 2005 e 2006. Além disso, soma oito seleções para o All-Star Game e três para o primeiro time All-NBA.

Steve Nash nasceu na África do Sul, mas cresceu no Canadá e é cidadão do país. A eventual concretização da negociação seria uma volta para casa, o que pode ajudar a explicar a ideia da franquia de Toronto de contratá-lo.