NBA: Gilbert Arenas ironiza punições a Ja Morant por porte de arma

Paola Zanon | 15/05/2023 - 12:00

Gilbert Arenas ironizou as punições que Ja Morant recebeu da NBA por problemas envolvendo porte de armas. No último fim de semana, o jogador do Memphis Grizzlies apareceu de novo com um revólver em uma live nas redes sociais e ganhou uma nova suspensão.

— Ele teve sorte da primeira vez por não ficar o resto da temporada de fora. Ficou duas semanas parado e voltou. Eu fiquei 50 jogos parado—, declarou o ex-jogador de basquete, em seu canal no YouTube.

A ex-estrela do Washington Wizards, que chamava tanta atenção quanto Kobe Bryant e LeBron James nos anos 2000, teve a carreira questionada após apontar uma arma para Javaris Crittenton no vestiário da franquia por causa de um desentendimento envolvendo apostas em dinheiro.

Na época, Arenas pegou 50 jogos de suspensão e perdeu seu contrato com a Adidas. Enquanto Crittenton foi banido da liga, Gilbert até voltou a jogar, mas nunca mais recebeu os mesmos holofotes ou oportunidades.

— Eu não fui suspenso por ter uma arma no vestiário, eu fui suspenso pela forma como a mídia me tratou. Perdi meu contrato com a Adidas. Eles [Wizards] disseram: ‘Ou você pega os 50 jogos, ou vamos encerrar o contrato’, então eu peguei os 50 jogos de suspensão—, contou.

LEIA TAMBÉM:

+ NBA: ‘Bolha’ de 2020 retorna com Lakers, Nuggets, Heat e Celtics nas Finais

++ NBA: James Harden abre o jogo sobre saída do Philadelphia 76ers 

Ja Morant foi suspenso pela primeira vez em março deste ano, quando exibiu uma arma de fogo durante uma live no Instagram. O jogador pegou oito partidas de gancho, sem direito a salário.

A suspensão foi definida após investigações da NBA e da polícia local, que encerraram o caso por falta de provas a respeito de violações da legislação do Colorado, onde ele estava, e da própria liga, que não encontrou indícios da presença da arma nas dependências dos Grizzlies ou do Denver Nuggets.

Em sua volta, o armador de 23 anos ajudou a equipe a se classificar em 2º lugar para os playoffs da Conferência Oeste, mas perdeu a primeira rodada para o Los Angeles Lakers por 4 a 2.

De férias desde o fim de abril, Ja Morant surgiu em uma live com amigos e, rapidamente, foi possível vê-lo segurando um revólver, antes que um de seus companheiros desviasse a gravação ao vivo.

A imagem, no entanto, acabou viralizando e rendeu uma nova suspensão ao jogador, por tempo ainda indeterminado, enquanto a liga e a franquia apuram os fatos mais uma vez.

— Ele ainda tem o amor de boa parte do público. É a narrativa da mídia que vai ditar daqui para frente. O verão mais importante da carreira dele é este verão. Ele precisa se trancar na academia, em sua casa e ficar lá—, aconselhou.

Gilbert foi suspenso no meio da temporada regular e só voltou na temporada seguinte, depois de passar a offseason recluso e longe de possíveis polêmicas, na tentativa de ser esquecido pela mídia.

Escrito por Paola Zanon
Paola Zanon é jornalista formada pela Cásper Líbero, repórter e redatora com passagens pelo Notícias da TV, R7 e UOL Esporte. A carreira no jornalismo esportivo começou com a cobertura dos Jogos Pan-Americanos de 2019 pelo R7 até chegar ao Quinto Quarto em fevereiro de 2023. São-paulina de coração e apaixonada por basquete, futebol e viagens.