Há quatro anos, a NBA tentava terminar a temporada 2019-2020 em meio a uma pandemia de Covid-19. Para isso, a liga montou uma zona de isolamento com regras estritas em Orlando, na Flórida. Embora, sanitariamente, o projeto tenha sido um sucesso, registrando zero casos de coronavírus durante a disputa, esportivamente o campeonato sofreu suas críticas.
Sem a presença de torcedores, viagens e com menos times na disputa, a bolha teve seus detratores entre torcedores e imprensa. Porém, entre aqueles que ficaram ‘confinados’ durante três meses, a impressão foi de um desafio ainda maior em comparação ao de uma temporada normal da liga.
Naquele ano, o Los Angeles Lakers se sagrou campeão, após vencer o Miami Heat por 4 a 2 nas Finais. Antes, LeBron James e Anthony Davis haviam superado o Denver Nuggets nas Finais do Oeste, por 4 a 1. Já o Heat chegou à decisão após ter superado os Celtics, de Tatum e Brown, por 4 a 2.
Three years later, a rematch of the 2020 NBA Bubble Conference Finals:
East: Heat vs. Celtics
West: Lakers vs. Nuggets— Shams Charania (@ShamsCharania) May 14, 2023
Você pode até não concordar com a legitimidade da ‘bolha’, mas não poderá criticar a consistência do trabalho de Lakers, Nuggets, Heat e Celtics: quatro anos depois, essas mesmas franquias disputarão as Finais de Conferência de 2023.