James Harden, mais uma vez, nadou e morreu na praia. Após a dura derrota para o Boston Celtics no Jogo 7 das semifinais da Conferência Leste, o armador abriu o jogo sobre a permanência no Philadelphia 76ers para a próxima temporada da NBA.
— Eu só quero ter a chance de competir de novo—, afirmou, em uma entrevista para a NBC Sports Philadelphia após o confronto, sem indicar onde gostaria de estar.
Apesar de ter tido dois jogos acima dos 40 pontos na série, o Barba marcou apenas nove pontos na derrota por 112 a 88, que determinou a eliminação dos Sixers nos playoffs.
Desde o início da pós-temporada, quando começaram as férias do Houston Rockets por terem feito a segunda pior campanha do Oeste, surgiram especulações de uma possível volta de Harden.
A franquia do Texas começou a mostrar que fará de tudo para voltar a ser competitiva e aparecer nos playoffs da temporada de 2023-24, que se inicia apenas em outubro.
O primeiro passo foi sondar possíveis técnicos para o cargo —Kenny Atkinson, auxiliar do Golden State Warriors, e Kevin Young, auxiliar do Phoenix Suns, chegaram a ser cotado, mas a função ficou com Ime Udoka, ex-treinador do Boston Celtics.
Também existe muita expectativa no Draft de 2023, principalmente se os Rockets ficarem com uma das cinco primeiras escolhas da loteria, que acontecerá nesta terça-feira (16).
Entre os candidatos a calouros mais cotados estão o francês de 2,19m Victor Wembanyama e os gêmeos Amen e Ausar Thompson.
O Harden dos Rockets
James Harden foi o principal jogador do Houston Rockets durante nove temporadas e, consequentemente, se tornou um dos maiores ídolos da franquia.
No auge de sua carreira, levou a equipe do Texas aos playoffs sete vezes. Em 2018, ano em que foi o MVP da temporada regular, os Rockets fizeram a melhor campanha da Conferência Oeste e chegaram e passarem pelo Minnesota Timberwolves e Utah Jazz nas duas primeiras rodadas dos playoffs.
O adversário da final do Oeste, no entanto, foi o Golden State Warriors, que levou a série por 4 a 3 depois de estar em desvantagem por 3 a 2 —mesmo cenário dos Celtics contra os Sixers este ano.
Harden seguiu nos Rockets até o fim da temporada de 2019-2020, quando perdeu a semifinal para o Los Angeles Lakers por 4 a 1.
A saída do Barba para o Brooklyn Nets foi marcada pela frustração, tanto dele, quanto da torcida, mas o jogador nunca deixou de demonstrar seu respeito aos fãs e carinho pela franquia.
Mas mesmo que exista o interesse de ambas as partes, o contrato de Harden com o Philadelphia 76ers é válido até o fim da próxima temporada, o que é claramente um empecilho para uma possível transferência do jogador.
Suns e Kevin Durant
Outra equipe que entrou na briga para ter James Harden foi o Phoenix Suns, onde joga Kevin Durant, amigo pessoal do Barba e ex-companheiro do Brooklyn Nets.
De acordo com Brian Geltzeiler, da NBA Radio, a franquia do Arizona tem demonstrado interesse desde que começou a reestruturar seu elenco, começando pela demissão do técnico Monty Williams.
Harden e Durant mostraram química em quadra nas duas temporadas que disputaram juntos pelos Nets, mas não tiveram nenhum sucesso na franquia, mesmo ao lado de Kyrie Irving.
Por outro lado, a posição de armador dos Suns já é ocupada por Chris Paul, com quem James jogou no Houston Rockets entre 2017 e 2019. Ambos os jogadores já deixaram claro que seus estilos de jogo são incompatíveis.