A novela entre o Portland Trail Blazers e a troca envolvendo Damian Lillard parece está chegando ao fim. Mas, diferente do que muitos imaginam, o drama que já dura quase três meses, desde que o armador de 33 anos pediu para ser trocado, pode ter um desfecho um pouco diferente.
Segundo o jornalista da ESPN americana, Adrian Wojnarowski, ao longo desta semana o Portland intensificou as conversas sobre a saída da sua principal estrela para a próxima temporada, e tentou negociar com o máximo de times possível para encontrar a melhor troca pelo armador. O único porém nisso tudo é que o destino favorito de Damian Lillard, o Miami Heat, foi “excluído” das negociações.
— As conversas se intensificaram essa semana, mas ainda não temos uma troca eminente. Portland está conversando com diversas equipes, e não somente as que tem interesse em Lillard. Algumas querem apenas participar de uma grande troca, barganhar algumas escolhas no Draft. Eles estão tentando uns 2 ou 3 times na troca. Estão explorando todas as opções e vão tentar conseguir um acordo antes do período de treino. O único time que não fez parte das negociações desta semana foi o Miami Heat — revelou o jornalista.
According to @wojespn, there is "no trade imminent" for Dame Lillard. pic.twitter.com/6d1hJthEh9
— NBA on ESPN (@ESPNNBA) September 22, 2023
A notícia cai como uma bomba para o torcedor do Miami Heat, que esperava ver Damian Lillard e Jimmy Buttler juntos pela franquia. E a situação ficou mais vez mais complicada quando o jornalista do Bleacher Report, Chris Haynes, garantiu que última conversa entre Miami e Portland sobre uma troca envolvendo o armador aconteceu durante a Summer League, dois meses atrás.
LEIA MAIS
+ Teria coragem? Pivô da NBA desafia campeão do UFC e dispara: ‘poderia vencê-lo’
++ NBA: Principal reforço dos Lakers revela conversa que teve com técnico
Damian Lillard vai para o Miami Heat?
Não é segredo para ninguém que o destino preferido de Damian Lillard é o Miami Heat. O próprio jogador já confessou que, de fato, pediu para ser negociado com a franquia de Miami. O único problema disso é que, segundo o jornalista Shams Charania, do The Athletic, o interesse do jogador é exclusivamente no Heat. A NBA, inclusive, emitiu um comunicado avisando que comentários como este serão considerados como um ato de indisciplina.
O astro e o seu agente negaram que tenham feitos os comentários sobre uma exclusividade na negociação e, deste então, Lillard só se pronunciou sobre o pedido de troca uma vez, no fim de agosto.
Draftado como a sexta escolha geral em 2012, Lillard já atuou em 11 temporadas pelos Trail Blazers. Coma a saída do jogador é quase certa, agora resta ao Portland tentar a melhor negociação possível. Ainda segundo o jornalista da ESPN americana, Adrian Wojnarowski, a expectativa é que a negociação dure ainda mais algum tempo, pelo menos até o poucos dias antes do início da próxima temporada da NBA.
— O que Portland vai ter que decidir em breve é qual oferta aceitar antes de começar a temporada, antes dos times começarem a perder ou ganhar. Eles precisam avaliar se “as propostas serão melhores durante a temporada”. O sentimento é que eles podem conseguir finalizar a negociação mais próximo do fim da janela de trocas, depois que a temporada começar. Mas eles estão tentando achar uma troca agora, e não colocar a franquia nessa situação — concluiu o jornalista.
Na última temporada, Lillard terminou entre os três jogadores com a maior média de pontos, com 32.2, além de 4.8 rebotes e 7.3 assistências. Além disso, o armador entrou para a história da NBA como um dos únicos jogadores a marcarem mais de 70 pontos em um único quando, quando somou 71 durante a vitória do Portland Trail Blazers sobre o Houston Rockets, em março deste ano.
Veja os números de Damian Lillard na última temporada da NBA
- Jogos: 58
- Pontos: 32.2
- Assistências: 7.3
- Rebotes: 4.8