O armador do Portland Trail Blazers, Damian Lillard, abriu o jogo sobre a sua situação em Portland após 11 temporadas na franquia, e falou pela primeira sobre o seu pedido de troca para o Miami Heat.
Em entrevista ao repórter da Marc J Spears, do andscape, o armador de 33 anos ainda revelou seus planos para o futuro e garante que o foco, neste momento da sua carreira, é conseguir um anel de campeão antes de se aposentar das quadras.
LEIA MAIS
+ Mercado NBA: Hornets acertam renovação de P.J. Washington
++ Filho de LeBron James tem diagnóstico definido após parada cardíaca e médicos definem retorno
Conteúdo
Lillard no Heat? Armador fala pela primeira vez sobre rumores de troca
O ponto principal da entrevista de Lillard não tinha como ser outro: os rumores de um possível pedido de troca para o Miami Heat nesta offseason. E o armador não titubeou ao responder que sim, o pedido, de fato, aconteceu.
— Posso dizer que houve [um pedido de troca] e prefiro não falar sobre os Trail Blazers — disse Lillard, em entrevista.
Embora tenha confirmado que fez um pedido formal à diretoria do Portland para deixar o clube já nesta temporada, Lillard evitou entrar em detalhes. O motivo disso, certamente, foi a notificação enviada pela NBA para o armador e o seu agente, Aaron Good31win, no dia 28 de julho deste ano, depois das primeiras declarações do astro, onde ele supostamente teria dito que “não ficaria feliz em nenhum outro lugar que não fosse Miami”.
Damian Lillard refuses to speak on the Trailblazers
(Via @andscape / h/t @5ReasonsSports @BradyHawk305 ) pic.twitter.com/yBVAPrKQwX
— NBACentral (@TheDunkCentral) August 24, 2023
No comunicado emitido à época, a NBA deixou claro que novas declarações explícitas sobre vontade do armador em defender unicamente o Miami Heat serão vistos como um ato de indisciplina, o que poderia levar a uma punição ao armador e o seu agente.
O astro e o seu agente fora interrogados pela NBA, e Goodwin negou que tenha falado com as equipes que Lillard se recusaria em jogar se não fosse o Miami Heat o seu destino.
Porque Lillard quer sair de Portland?
Se tudo sair como o armador espera, esta deve ter sido a sua última temporada no Portland Trail Blazers. Em 2023, Lillard teve 33,2 pontos, 7,3 assistências e 4,8 rebotes de média, mas viu a sua equipe amargar apenas a 13ª colocação da Conferência Oeste.
E não é de hoje que Damian Lillard “implora” aos executivos do Portland por um time capaz de competir por um título da NBA. Mas, entra sai ano e sai ano, seu desejo não é atendido.
E quando Portland decidiu negociar o seu fiel escudeiro, CJ McCollum, para o New Orleans Pelicans, em fevereiro do ano passado, a relação de Lillard com a franquia esfriou de vez. Ele não só não teve um time competitivo, como também viu dos melhores jogadores do time partir, sem uma reposição à altura.
— Somos muito, bons amigos. Na minha carreira na NBA, não houve outro jogador com quem eu tenha passado mais tempo. Foi algo que eu e CJ conversamos sobre ser uma possibilidade ou que chegaria a esse ponto em algum momento — disse o armador.
CJ McCollum & Damian Lillard 🥹❤️
📸 @DannyMarang pic.twitter.com/MIqVke34rA
— Camisa 23 (@camisa_23) March 28, 2023
Desde que draftou CJ, em 2013, os Trail Blazers disputaram playoffs em todas as temporadas. Sem ele, ficou de fora das últimas duas pós-temporada. Isso, é claro, não deixou o armador nada contente.
‘Está no topo da minha lista', diz Lillard sobre título da NBA
Aos 33 anos, Lillard sabe que os seus anos de protagonismo estão perto do fim. Em seus 11 anos na NBA, o mais perto que o armador chegou de conquistar o tão sonhado título de campeão foi a temporada de 2019, quando perdeu a final da Conferência Oeste para o Golden State Warriors.
Mais do que nunca, o astro sendo a necessidade de necessidade de vencer e marcar de vez o seu nome na lista dos maiores da história da liga. Durante a entrevista, o armador revelou que o seu desejo de ser campeão “está mais alto do que nunca”.
— Eu diria que o desejo por isso agora é tão grande quanto provavelmente será. Isso é literalmente o que está no topo da minha lista. Quando eu acordo e tenho que levantar e fazer o que tenho que fazer, tenho que treinar, tenho que arranjar tempo para meus filhos, e me certificar de que o treinamento e a preparação ainda sejam minha prioridade. Você precisa de algo em que se sinta bastante forte para permanecer comprometido da maneira que estou comprometido. É o mais alto que pode chegar. É isso que quero realizar. — afirmou Damin Lillard.
Confira os melhores momentos da vitória dos Trail Blazers sobre os Knicks, que contou com 31 pontos de Damian Lillard e 15 rebotes de Hassan Whiteside! #NBAnoSporTV #RipCity #NewYorkForever pic.twitter.com/qJsXKhHC7L
— NBA Brasil (@NBABrasil) December 11, 2019
O que falta para Lillard assinar com o Miami Heat?
Lillard quer o Miami Heat da mesma forma que o Miami Heat quer Damian Lillard. O que impede as duas partes de chegarem a um acordo é o impasse sobre como a troca deve acontecer.
E a chave para destravar essa negociação tem nome e sobrenome: Tyler Herro. A questão é que o Miami Heat não quer envolver o jovem armador na troca pelo astro de Portland. Segundo o repórter do site Clutch Points, Brett Siegel, a intenção dos executivos de Miami é ter os dois no time nas próximas temporadas.
— A ideia de ter Damian e Tyler como dupla de armação tem sido avaliada em Miami. Como resultado, a equipe estuda opções de troca por outros ativos. Caleb Martin, Duncan Robinson e o jovem Nikola Jovic estão entre os possíveis negociados, por exemplo – disse Siegel.
O Portland, por sua vez, também não abre mão de um grande ativo para liberar o seu principal astro. Embora não tenha interesse pessoal em Tayler Herro como jogador do clube, ter o jovem envolvido na troca por Lillard seria um facilitador para conseguir outros nomes no mercado da NBA.