Teria coragem? Pivô da NBA desafia campeão do UFC e dispara: ‘poderia vencê-lo’

André Merice | 22/09/2023 - 17:37

No dicionário, um dos significados da palavra confiança é o “sentimento de segurança em relação a si mesmo; firmeza”.  E isso o ala-pivô James Johnson, que jogou na última temporada pelo do Indiana Pacers, tem de sobra.

Durante uma participação no podcast “NBA Rookie Life”, o jogador de 36 anos “desafiou” Jon Jones, atual campeão dos peso-pesado do UFC, para uma luta. E como se não bastasse, ainda garantiu que pode vencer.

Aos 36 anos, o jogador é faixa preta, segundo grau de caratê e tem experiência no kickboxing. Para a luta, no entanto, o ala-pivô considerou apenas uma condição: ter um ano de preparação.

– Eu acho que poderia vencer, de verdade. Mas, como eu disse, com um ano de treinamento de defesa. Só preciso treinar a defesa no chão. Ele começou a aprender a usar as mãos e os pés, quando, depois da faculdade? Eu soco e chuto desde os cinco, seis anos. Ele faz luta livre há muito tempo, aprendeu todos os movimentos e coisas assim há muito tempo. Comecei a aprender tudo mais no ensino médio, jiu-jitsu. Ele tem uma grande vantagem porque ninguém quer ir para o chão, mas, desde que eu consiga impedi-lo de ir para o chão, eu ganho — garantiu o jogador do Indiana Paccers.

Jones Jon vai aceitar o desafio de James Johnson, da NBA?

Embora o desafio seja interessante, por enquanto James Johnson vai ter que aguardar para realizar esse desejo. Jon Jones está no fim da sua preparação para a sua próxima luta, no dia 11 de novembro, quando vai defender o cinturão dos peso pesado contra o croata Stipe Miocic.

Vale lembrar que Johnson Jon Jones é considerado por muitos um dos maiores nomes da história da MMA. No UFC, o lutador norte-americano venceu 27 das 29 lutas que fez em sua carreira, além de um empate e uma única derrota.

Jon Jones ainda poderia ter um cartel perfeito, com 29 lutas e 29 vitórias, se não fossem dois episódios ao longo da sua carreira. O mais famoso deles aconteceu depois do lutador falhar em um exame antidopping na disputa pelo cinturão dos meio pesado, contra o também americano Daniel Cormier, em julho de 2017. Ele acabou vencendo a luta por nocaute, mas teve o cinturão retirado, e um empate foi considerado.

A sua única derrota registrada aconteceu ainda no começo da sua carreira, em dezembro de 2009, contra o norte americano Matt Hamill. Naquela luta, Jones também venceu, mas os juízes consideraram que ele aplicou golpes ilegais e atribuiu a primeira e única derrota da impressionante carreira do lutador.

LEIA MAIS

+ Charles Do Bronx revela nova estratégia para revanche com Makhachev no UFC 294

++ UFC 296 terá duas disputas de cinturão; Pantoja fará defesa em revanche

Escrito por André Merice
No Quinto Quarto desde janeiro de 2021, André Merice cursa o 7º período de jornalismo na Universidade de Ribeirão Preto. Apesar de ser torcedor do São Paulo Futebol Clube, André se encontrou na área dos esportes americanos e hoje se tornou "torcedor LeBron" e um admirador de Stephen Curry, o "Víbora".