Ja Morant se mete em confusão, enquanto irmã brilha no basquete americano

Paola Zanon | 06/03/2023 - 06:00

Teniya Morant, irmã de Ja Morant, vem chamando a atenção dos recrutadores universitários por conta de seu talento com a bola laranja. Formanda do Houston High School, a caçula do astro do Memphis Grizzlies recebeu uma oferta de bolsa da Universidade Mississipi Valley State. A irmã é destaque dentro das quadros, enquanto o irmão sofre com sucessivas polêmicas fora delas.

Aos 18 anos e com apenas 1,50 metros, Teniya, que prefere ser chamada pelo apelido de Niya, é a principal armadora do time feminino de sua escola. Ela tem média de 12,5 pontos por jogo na atual temporada e um bom índice de acertos de cestas de três pontos, além da alta velocidade para desarmar a defesa dos adversário.

“Estou extremamente abençoada em dizer que recebi minha primeira oferta D1 da Mississipi Valley State. Muito obrigada!”, escreveu ela, em um post no Twitter, compartilhado pelo próprio Ja Morant, antes de ter apagado a sua conta para repensar a vida.

Além do irmão mais velho, Niya tem como inspiração — e incentivadores — os pais, Tee e Jamie Morant. Sua mãe era armadora no ensino médio, assim como ela, enquanto o pai jogou basquete pela Universidade Claflin. Tee chegou a jogar profissionalmente fora dos Estados Unidos, mas deixou a carreira de lado quando a esposa engravidou de Ja.

Assim como o irmão, o primeiro contato de Niya com o basquete foi no quintal de sua casa, jogando com Ja e o pai. Porém, quando a Ja estava prestes a ser draftado pela NBA, Tee acabou deixando os treinos da filha de lado para focar na carreira do irmão mais velho, que foi selecionado pelos Grizzlies na temporada de 2019/20.

A partir desse episódio, quem mais passou a incentivá-la foi o próprio irmão, que mesmo com a carreira em alta na NBA, ainda consegue encontrar um tempo para acompanhar os jogos da caçula diretamente da arquibancada e comemora todas as conquistas dela.

Niya na WNBA?

Se continuar seguindo os passos do pai e do irmão após ingressar na faculdade, Niya se tornará uma grande candidata à WNBA, principal liga feminina de basquete dos Estados Unidos. A garota já externou sua vontade de jogar profissionalmente, e seus números podem fazer seu sonho se tornar realidade.

Menos de uma semana antes de receber a oferta de bolsa para jogar na Mississipi Valley State, a caçula de Ja Morant conduziu o Houston High Scool na vitória por 65 a 51 sobre a Arlington High School. Niya marcou 20 pontos e pegou 10 rebotes.

A irmã de Morant se formará no ensino médio em junho deste ano e, até lá, ainda poderá receber ofertas de bolsas de outras universidades. Ela estará habilitada a participar do draft para a WNBA após o primeiro ano de estudo.

Escrito por Paola Zanon
Paola Zanon é jornalista formada pela Cásper Líbero, repórter e redatora com passagens pelo Notícias da TV, R7 e UOL Esporte. A carreira no jornalismo esportivo começou com a cobertura dos Jogos Pan-Americanos de 2019 pelo R7 até chegar ao Quinto Quarto em fevereiro de 2023. São-paulina de coração e apaixonada por basquete, futebol e viagens.