Destaque dos Grizzlies na NBA, Ja Morant também coleciona polêmicas

Paola Zanon | 02/03/2023 - 12:14

Um dos principais jogadores do Memphis Grizzlies atualmente, Ja Morant, de 23 anos, foi acusado de espancar um adolescente de 17 anos e ameaçá-lo com uma arma de fogo. Esse, no entanto, não é o primeiro relato de violência contra o atleta da NBA.

De acordo com o The Washington Post, a agressão e ameaça aconteceram em julho do ano passado. Um Boletim de Ocorrência foi registrado pela mãe do garoto em setembro. Os dois teriam discutido durante um jogo amistoso de basquete realizado na casa do próprio jogador. Em seguida, Morant teria ido atrás da vítima na própria casa dela e a ameaçado com a arma.

À polícia, o armador afirmou que agiu em legítima defesa depois que o jovem acertou sua cabeça com uma bola na cabeça, com força suficiente para derrubá-lo, e deu um passo em sua direção, além de tê-lo ameaçado verbalmente. A promotoria do condado de Shelby não quis prestar queixas por “não haver evidências suficientes para prosseguir com o caso”.

Além do fato que ganhou repercussão na última quarta-feira (1º), o jogador também já foi acusado de ameaçar o chefe de segurança em um shopping center de Memphis com um grupo de amigos. O episódio teria acontecido às vésperas do suposto espancamento.

Como se não bastasse, Morant ainda é investigado pela própria NBA por uma suposta ameaça a jogadores e membros da comissão técnica do Indiana Pacers, que teria acontecido em janeiro deste ano. Segundo os relatos, o armador ainda teria apontado lasers vermelhos para os torcedores rivais após um jogo no FedEx Forum, novamente na companhia de seus amigos –um deles, inclusive, foi proibido de assistir jogos na arena durante um ano.

A investigação da liga confirmou que houve uma situação de confronto após a partida, mas não era possível afirmar que armas de fogo fizeram parte do acontecido.

Quem é Ja Morant?

Temetrius Jamel “Ja” Morant começou sua carreira na NBA durante a temporada 2019-20, após ser escolhido pelos Grizzlies na segunda escolha geral do Draft de 2019, quando defendia a Universidade Estadual de Murray, na NCAA.

No segundo ano de faculdade, ele se tornou o primeiro jogador da NCAA a obter uma média de 20 pontos e 10 assistências por jogo em uma única temporada. Sua mãe era armadora no ensino médio, enquanto seu pai, Tee Morant, jogou basquete pela Universidade Claflin. Tee chegou a jogar profissionalmente fora dos Estados Unidos, mas deixou a carreira de lado quando a esposa engravidou.

Em suas três primeiras temporadas na NBA, Morant marcou um total de 3.961 pontos e levou o time aos playoffs duas vezes –na temporada passada, os Grizzlies chegaram à semifinal de conferência e perderam a série no sexto jogo para o Golden State Warriors.

Na atual temporada, o time é o segundo colocado da Conferência Oeste e tem grandes chances de se classificar para a próxima fase. O armador já anotou 1.409 pontos.

Escrito por Paola Zanon
Paola Zanon é jornalista formada pela Cásper Líbero, repórter e redatora com passagens pelo Notícias da TV, R7 e UOL Esporte. A carreira no jornalismo esportivo começou com a cobertura dos Jogos Pan-Americanos de 2019 pelo R7 até chegar ao Quinto Quarto em fevereiro de 2023. São-paulina de coração e apaixonada por basquete, futebol e viagens.