COLUNAS

Top 5 melhores pivôs da NBA de todos os tempos

Top 5 melhores pivôs da NBA de todos os tempos

Quer descobrir os top 5 melhores pivôs da NBA de todos os tempos? Primeiramente, você conferiu o Top 10 melhores pivôs da NBA de todos os tempos. A princípio, na década de 1960, Bill Russell e Wilt Chamberlain transformaram ainda mais o basquete, combinando altura com um maior nível de capacidade atlética do que os pivôs anteriores. Assim, após a aposentadoria de George Mikan, a rivalidade dos dois grandes passou a dominar a NBA.

Entre os dois, Chamberlain e Russell ganharam nove dos 11 prêmios MVP no período de 11 anos entre 1958 e 1969. Bem como jogaram um contra o outro em seis finais da Conferência Leste e duas finais da NBA entre 1959 e 1969.

Muitos dos recordes estabelecidos por esses dois jogadores perduram até hoje. Mais notavelmente, Chamberlain e Russell detêm as melhores médias de rebotes na temporada. Portanto, sem mais delongas, confira o Top 5 melhores pivôs da NBA de todos os tempos.

Top 5 melhores pivôs da NBA de todos os tempos

Hakeem Olajuwon

Antes de tudo, Hakeem Abdul “The Dream” Olajuwon, ou somente Hakeem Olajuwon, é um ex-jogador nigeriano-americano considerado por muitos o melhor draft da história e deixando na 3ª posição ninguém menos que Michael Jordan.

A saber, Olajuwon jogou como pivô e foi uma estrela do Houston Rockets na década de 1980. Assim, levou a equipe aos playoffs da NBA 14 vezes, ganhou dois títulos NBA de forma consecutiva (1993/94 e 1994/95). Dessa forma, teve média de 21,8 pontos e 11,1 rebotes por jogo, além de ser um dos oito jogadores na história da liga a ter mais de 20 mil pontos e 12 mil rebotes.

Além disso, é o único jogador na história da liga a fazer mais de 200 tocos e 200 roubos de bola em uma única temporada (1988/89). Por fim, uma marca para poucos, ele é um dos quatro jogadores a marcarem um quadruplo-duplo em uma partida.

4º Shaquille O'Neal

Em primeiro lugar, Shaquille O'Neal foi um histórico jogador da NBA. A saber, atuando por diversas franquias durante sua carreira, esteve presente na liga entre 1992 e 2011. Decerto, foi a primeira escolha do draft de 1992 e um jogador fundamental ao Orlando Magic, levando a franquia as finais da NBA em 1995. 

Mas ganhou fama, notoriedade e sucesso no Los Angeles Lakers, onde formou uma das duplas de maior sucesso na liga ao lado de Kobe Bryant, conquistando três troféus Larry O'Brien para a Califórnia. Após sua saída de Los Angeles em 2004, Shaq voltou a Flórida agora para atuar pelo Miami Heat, onde conquistou seu quarto título da liga em 2006.

3º Bill Russell

Bill Russell jogou como pivô e foi uma das maiores estrelas da história do Boston Celtics. Portanto, em suas 13 temporadas pelos Celtics (1957-1969), a equipe chegou a marca histórica de 11 títulos na NBA. Além disso, ganhou também uma medalha de ouro olímpica ainda em 1956. Em suma, com média de 15,1 pontos e incríveis 22,5 rebotes por jogo, entrou para o time de defensores de todos os tempos da NBA.

De fato, sua camisa número 6 foi aposentada pelo Boston Celtics em 1972. Em conclusão, quando deixou o Celtics, era o detentor de muitos recordes, incluindo a marca de mais de 10 mil rebotes na carreira. Considerado um gênio defensivo, simbolizava as palavras líder, time e campeão, sendo o maior vencedor da história da NBA. Até hoje, Russell possui o 2º maior número de rebotes de todos os tempos da NBA.

2º Wilt Chamberlain

Em primeiro lugar, Wilt Chamberlain é amplamente considerado como um dos maiores jogadores da história do esporte. Assim, atuou pelo Philadelphia/San Francisco Warriors, Philadelphia 76ers e Lakers na NBA. A saber, detém vários recordes da temporada regular da NBA nas categorias de pontuação, rebote e durabilidade. Dessa forma, é o único jogador a marcar 100 pontos em um único jogo da NBA ou ter média de mais de 40 e 50 pontos em uma temporada.

Ainda mais, ganhou sete títulos de cestinha, 11 de rebotes, nove de durabilidade e nove de porcentagem de pontos dentro do garrafão, além de liderar a liga em assistências uma vez. Chamberlain é o único jogador na história da NBA a ter uma média de pelo menos 30 pontos e 20 rebotes por jogo em uma temporada, o que ele conquistou sete vezes. Bem como também é o único a ter tal média na carreira.

Enfim, ganhou dois títulos da NBA, quatro MVPs, um Calouro do Ano, um MVP das finais e foi selecionado para 13 NBA All-Star Game e 10 All-NBA. Obviamente está no Hall da Fama do basquete e foi escolhido como um dos 50 maiores jogadores da história da NBA em 1996.

1º Kareem Abdul-Jabbar

Por fim, Kareem Abdul-Jabbar não só é o primeiro na lista de maiores pivôs da NBA na história, como também é o primeiro na lista de maiores cestinhas da NBA na história. De fato,  um dos maiores jogadores da história da liga, Abdul-Jabbar revolucionou a posição de pivô. Decerto, com jogadas diferenciadas como o famoso “Gancho”, Kareem esteve presente no primeiro título do Milwaukee Bucks.

Em seguida, fez história no Los Angeles Lakers, onde ganhou destaque e se consolidou como um dos maiores da franquia. Kareem possui seis títulos de NBA e dois prêmios de MVP das finais. Além disso, ninguém recebeu mais MVPs que ele, com seis títulos. Nenhum jogador na história da NBA combinou valor máximo com longevidade tão bem quanto Abdul-Jabbar.

Foto destaque: Divulgação / Quinto Quarto

Popular

Copyright © 2015-2021 - https://www.quintoquartobr.com/

+18 Jogue com responsabilidade


Copyright QuintoQuartoBR

To Top