NBA: Spurs têm primeira escolha do Draft e ‘garantem’ fenômeno francês

Pedro Rubens Santos | 16/05/2023 - 21:28

O San Antonio Spurs levou a melhor na loteria do Draft da NBA e ficou com primeira escolha geral. O sorteio aconteceu na noite desta terça-feira (16), em Chicago, e definiu a ordem em que as equipes poderão escolher novos jovens atletas para compor seus elencos. Charlotte Hornets e Portland Trail-Blazers ficaram com as posições seguintes.

A primeira escolha geral do draft representa a chance de escolher qualquer jogador, já que todos estarão disponíveis. A tendência é que, nessa posição favorável, os Spurs selecionem o fenômeno francês Victor Wembanyama, de 19 anos e 2,26 metros de altura, um dos prospectos mais talentosos dos últimos anos.

Os Spurs não tinham a primeira escolha do Draft desde 1997, quando selecionaram Tim Duncan. Dez anos antes, a franquia selecionou David Robinson. Os dois jogadores foram campeões da NBA na franquia prata e preta.

LEIA MAIS

O hype sobre Wembanyama é resultado da esperança de que o francês possa se tornar um jogador completo, algo que ele já demonstrou ser uma possibilidade real. Como os números mostram, seu jogo é baseado em muita contribuição de ambos os lados da quadra. Defensivamente, ele é uma grande força na proteção do aro graças à sua capacidade de leitura de jogadas, antecipação e envergadura. Mas diferentemente do compatriota Rudy Gobert, eleito três vezes o melhor defensor do ano na NBA, o garoto francês se destaca também no ataque.

Apesar de muito alto, o francês não deixa de buscar diferentes arremessos, seja do perímetro ou da meia-distância. Essa é uma área na qual ele vem evoluindo, e a expectativa é que haja uma melhora ainda mais significativa quando chegar aos Estados Unidos.

A segunda escolha ficou com o Charlotte Hornets, que, apesar de provavelmente não poder contar com o francês, terá como opções outros jovens promissores como o ala Brandon Miller e o armador Scoot Henderson. O terceiro time a selecionar seu prospecto será o Portland Trail Blazers.

Veja como ficou a ordem do NBA Draft 2023:

1. San Antonio Spurs
2. Charlotte Hornets
3. Portland Trail Blazers
4. Houston Rockets
5. Detroit Pistons
6. Orlando Magic
7. Indiana Pacers
8. Washington Wizards
9. Utah Jazz
10. Dallas Mavericks
11. Orlando Magic
12. Oklahoma City Thunder
13. Toronto Raptors
14. New Orleans Pelicans