NBA Draft 2023: Brandon Miller – como joga o ala do Charlotte Hornets

Samir Mello | 22/06/2023 - 21:32

Brandon Miller foi o segundo nome selecionado no NBA Draft 2023. O ala foi selecionado pelo Charlotte Hornets, logo após a escolha de Victor Wembanyama, na primeira posição geral, pelo San Antonio Spurs.

Miller foi um dos principais motivos que levaram Alabama a conseguir a seed número 1 no torneio da NCAA. O ala teve médias de 19.6 pontos, 8.3 rebotes, 2.1 assistências e 0.9 roubos de bola, pulando nas projeções para os primeiros lugares do futuro draft da NBA. Seu desempenho também lhe rendeu o prêmio de SEC Player of the Year (dado ao melhor jogador da Conferência Sudeste Universitária), a primeira vez que um calouro ganhou a honraria desde Anthony Davis, em 2012.

Brandon Miller
Ala
Antioch, Nashville, Tennessee (EUA)
20 anos | 2,06m | 90kg

Marvin Gentry-USA TODAY Sports
Brandon Miller, novo ala dos Hornets. (Foto: Icon Sport)

Com a altura e a envergadura típicas de um profissional da NBA, Miller se destaca nos arremessos de longa distância, podendo acertá-los tanto com stepbacks quanto com pull ups. Durante a temporada, acertou 40% de seus arremessos em quase 8 tentativas por partida.

Como uma ameaça de três, Miller tem o QI para aproveitar o espaço deixado por seus oponentes e atacar a cesta. Sua inteligência em quadra aliada à sua altura também lhe servem bem no lado defensivo da bola, já que ele tem a noção e a velocidade para cobrir múltiplas posições.

Entre seus pontos fracos, estão a criação de jogadas para seus companheiros, algo que ele ainda precisará desenvolver para elevar o seu jogo ao próximo nível. Também precisará trabalhar em seus handles, algo que o ajudará na tarefa.

Além disso, não é exatamente um atleta de alto nível, havendo a necessidade de ganhar força e massa muscular para enfrentar contatos que inevitavelmente acontecerão na NBA contra atletas maiores e mais fortes.

Miller também esteve envolvido em uma polêmica. Ele teria entregado a Darius Miles, seu ex-companheiro de time, uma arma que serviu para assassinar Jamea Jonae Harris, de 23 anos. Apesar disso, Brandon não foi indiciado por nenhum crime por não haver provas de que ele esteve diretamente envolvido na conspiração que resultou na morte da vítima.

Escrito por Samir Mello
Samir Mello trabalhou como repórter no Correio Braziliense antes de se tornar editor de esportes no portal Metrópoles. Atuou como subcoordenador e coordenador do Quinto Quarto até julho de 2023.