NBA: Westbrook faz história e quebra sequência de vitória dos Grizzlies

Paola Zanon | 30/03/2023 - 08:56

O Los Angeles Clippers quebrou a sequência de vitórias do Memphis Grizzlies com uma belíssima atuação de Russell Westbrook, que na rodada de quarta-feira (29) subiu para a 27ª colocação na lista de maiores pontuadores da história da NBA.

O placar final foi de 141 a 132, com um duplo-duplo de Westbrook: 36 pontos, quatro rebotes e 10 assistências. Com isso, o jogador agora soma 24.370 pontos na carreira e ultrapassou Allen Iverson na lista de cestinhas da liga liderada por LeBron James.

Antes mesmo do fim do primeiro tempo, o armador já havia anotado 20 pontos e quatro assistências, com 100% de aproveitamento nas bolas de três –foram cinco no total.

 

Esta foi a melhor atuação de Westbrook desde que ele chegou à franquia de Los Angeles. O atleta estreou na equipe com cinco derrotas consecutivas.

O triunfo manteve os Clippers em 5º lugar na classificação da Conferência Oeste, com 41 vitórias e 36 derrotas.

LEIA TAMBÉM:

+ Westbrook brilha, mas Clippers amargam quinta derrota seguida na NBA

++ Fã dos Clippers, DPC crê em recuperação de Westbrook após fiasco nos Lakers

Os Grizzlies vinham de uma sequência de sete vitórias consecutivas; a última derrota foi em 15 de março, para o Miami Heat, quando a equipe ainda estava sem Ja Morant, que cumpria suspensão.

O armador de 23 anos, inclusive, teve uma atuação tão boa quanto a de Westbrook ao marcar os mesmos 36 pontos e quatro rebotes, com uma assistência a menos.

A franquia de Memphis é a 3ª colocada e já está classificada para os playoffs.

Westbrook x Brooks e torcida

Ao longo da partida, Westbrook trocou diversas farpas com Dillon Brooks, que o estava provocando desde o apito inicial. Ao se preparar para cobrar dois lances livres, o armador ouviu mais piadinhas do rival.

“Você é um lixo, lixo!”, devolveu Russell, que ainda converteu os dois arremessos na sequência. Ao final da partida, ele ainda mandou Brooks ir para casa.

O jogador ainda se desentendeu com um dos torcedores que estava presente no FedEx Forum, em Memphis. Irritado com os xingamentos, Westbrook pediu para que o fã dos Grizzlies fosse retirado do local, e o pedido foi atendido.

Doncic x Embiid

A rodada de quarta também foi marcada pelo embate entre Luka Doncic e Joel Embiid, com o camaronês levando a melhor. O Philadelphia 76ers bateu o Dallas Mavericks, de virada, por 116 a 108.

O pivô anotou 25 pontos, nove rebotes e três assistências, além de um roubo de bola e um toco nos minutos finais da partida –em cima do próprio Doncic.

A atuação do esloveno foi parecida; ele marcou um duplo-duplo com 24 pontos –alguns em cima do Embiid–, dez rebotes e oito assistências. Mas não foi o suficiente para colocar os Mavs de volta na zona de play-in do Oeste.

“Ainda temos chances, então não devemos desistir”, declarou Luka, após a derrota. O time de Dallas está a uma vitória de subir para a 10ª colocação, mas precisa contar com fracassos de quem está na frente nesses últimos cinco jogos da temporada regular.

Escrito por Paola Zanon
Paola Zanon é jornalista formada pela Cásper Líbero, repórter e redatora com passagens pelo Notícias da TV, R7 e UOL Esporte. A carreira no jornalismo esportivo começou com a cobertura dos Jogos Pan-Americanos de 2019 pelo R7 até chegar ao Quinto Quarto em fevereiro de 2023. São-paulina de coração e apaixonada por basquete, futebol e viagens.