As transmissões dos jogos da NBA no Brasil ficarão bem diferentes a partir da temporada de 2023/24. Dois canais abriram mão dos direitos de exibição na televisão: o SporTV e a TNT.
Mesmo com dois canais a menos, a NBA na TV ainda sairá fortalecida. O Amazon Prime Video se beneficiará bastante da mudança e passará a transmitir mais jogos de forma exclusiva no streaming. As informações são do colunista Gabriel Vaquer, do Notícias da TV.
O SporTV já vinha perdendo bastante espaço para a plataforma da Amazon; tirando os playoffs, que foram transmitidos simultaneamente com o Prime Video e com a TNT, mas com narrações distintas, o canal pago da Globo exibiu muito menos jogos do que de costume ao longo da temporada regular.
Este ano também, pela primeira vez, o SporTV não teve a transmissão exclusiva das finais de uma das conferências na TV a cabo; até o ano passado, o canal revezava as finais com a ESPN, que manteve a exclusividade na atual temporada.
O esportivo da Globo também perdeu espaço graças à estratégia da Amazon em contratar Romulo Mendonça, a voz mais popular da NBA no Brasil. Os fãs migraram para o streaming com o locutor, que chegou a transmitir seis jogos das finais da Conferência Leste in loco.
A falta de interesse teria sido da própria Globo, que começou a transmitir a NBA em 2015 com um pacote de 97 jogos. O pacote mais recente contava com metade disso: foram apenas 45 exibições de jogos da temporada regular entre outubro e abril.
The official schedule of the #NBAFinals presented by @YouTubeTV!
Game 1: Thursday, 6/1, 8:30 PM ET on ABC pic.twitter.com/psNkHpQGj5
— NBA (@NBA) May 30, 2023
LEIA TAMBÉM:
+ ‘Papai Lebrão’: Romulo Mendonça explica inspiração para apelidos na NBA
++ Referência na transmissão da NBA, Alana Ambrósio revela que se emocionou com fã
Com isso, a última transmissão da NBA no SporTV foi o Jogo 7 entre Boston Celtics e Miami Heat, válido pelas finais da Conferência Oeste.
Além disso, TNT, SporTV e Prime Video recebem o patrocínio da Budweiser para transmitir os jogos da elite do basquete; para a próxima temporada, o serviço online da Amazon terá o patrocínio todo para si.
O novo modelo de transmissão segue a tendência dos esportes migrando para o streaming, e o que faz a ESPN não ficar para trás na corrida, é justamente a existência do Star+, que além de séries e filmes, também exibe os jogos ao vivo da grade do canal do Grupo Disney.
NBA na TV
Na TV aberta, a conversa é bastante diferente. Com os baixos números de audiência, a Band estudava abrir mão da transmissão da NBA por falta de retorno financeiro.
Acontece que a prioridade da liga para a transmissão ao vivo dos jogos é justamente a TV aberta, o que fez com que a emissora desse um passo para trás e iniciasse as conversas de negociação da próxima temporada.
Caso não haja acordo, a RedeTV! já sinalizou interesse em receber os jogos da NBA e tem, em seu favor, o público da NFL, que é transmitida pela emissora desde o ano passado.
O grande revés para ambas as emissoras é que nenhuma delas conta com uma plataforma de transmissão online, como a Globo conta com o Canais Globo e o Globoplay.
Agenda das Finais da NBA:
- Jogo 1 – 1º de junho, quinta-feira, às 21h30 – Denver Nuggets x Miami Heat
- Jogo 2 – 4 de junho, domingo, às 21h – Denver Nuggets x Miami Heat
- Jogo 3 – 7 de junho, quarta-feira, às 21h30 – Miami Heat x Denver Nuggets
- Jogo 4 – 9 de junho, sexta-feira, às 21h30 – Miami Heat x Denver Nuggets
- Jogo 5 (se necessário) – 12 de junho, segunda-feira, às 21h30 – Denver Nuggets x Miami Heat
- Jogo 6 (se necessário) – 15 de junho, quinta-feira, às 21h30 – Miami Heat x Denver Nuggets
- Jogo 7 (se necessário) – 18 de junho, domingo, às 21h – Denver Nuggets x Miami Heat