A Band resolveu ligar o alerta para as transmissões da NBA. A preocupação é tanta que a emissora cogita não renovar os direitos de exibir as partidas para a próxima temporada. Com isso, a principal liga de basquete do mundo pode ganhar uma nova casa na TV aberta.
A média de audiência da NBA na Band é de apenas 1 ponto. Na transmissão mais recente, no jogo entre Denver Nuggets e Phoenix Suns, no último domingo (7/5), a média de audiência foi de 0,8,ponto, em um dia que a partida de playoffs não estava sendo exibida em nenhum outro canal de TV — apenas no serviço de streaming Prime Video.
Existem diversos fatores que contribuem para que o fã de basquete tenha pouco interesse em acompanhar as partidas da NBA na Band. O principal deles, provavelmente, seja a falta de compromisso com o início e o final da partida. Não raro, a transmissão começa com o jogo já em andamento, ou então, não vai até o final.
LEIA MAIS:
+ ‘Papai Lebrão’: Romulo Mendonça explica inspiração para apelidos na NBA
++ Alana Ambrósio revela que já se emocionou com mensagem de fã
Isso acontece porque uma partida de basquete, apesar de no cronômetro durar apenas 48 minutos, tem uma durabilidade longa e imprevisível, já que o tempo é pausado todas as vezes que a bola sai de quadra. Um jogo completo pode levar de 2h30 a mais de 3h facilmente a depender da prorrogação.
Ou seja, a emissora do Morumbi, em São Paulo, com longa tradição na própria NBA, não está disposta a abrir uma janela de mais ou menos três horas em sua programação para passar o jogo do início ao fim. Além disso, não existe um programa pré-jogo, nem mesmo em época de playoffs, para situar os telespectadores que, eventualmente, possam vir a se interessar pelo esporte. Um exemplo positivo disso é o que acontece com a Euroleague no canal fechado BandSports.
Na concorrência, SporTV, ESPN, Prime Video e League Pass, é possível acompanhar o confronto completo de qualquer lugar, sem a necessidade de um aparelho de televisão.
A baixa audiência, no entanto, não é a única preocupação da emissora. O Quinto Quarto apurou que os atuais patrocinadores que cobrem a transmissão na TV aberta não estão dando um bom retorno financeiro para a Band.
NBA na RedeTV!
Com os rumores da crise interna na Band, quem sinalizou interesse pelos direitos de transmissão da NBA foi a RedeTV!, que já transmite alguns jogos da NFL e possui um certo público de ligas esportivas norte-americanas.
A possível nova casa da liga de basquete na TV aberta brasileira também poderia colocar um fim nos jogos exibidos pela metade, já que é possível organizar a grade de programação para abrigar uma partida de longa duração.
Já estamos on aqui para acompanhar o #SuperBowlnaRedeTV!
Os brabos Aline Prado, @FelipeTitto, @Golim_ e @marcelonarrador estão a postos!
Quem aí já está animado?
Daqui a pouquinho!!! pic.twitter.com/yiEYnjVyDY
— RedeTV! (@RedeTV) February 13, 2022
Ainda seria necessário investir em uma boa equipe de transmissão, já conhecida pelo público, para que os telespectadores se sintam familiarizados. A criação de um programa pré-jogo também deveria ser levada em consideração.
A RedeTV transmite há duas temporadas a NFL, principal campeonato de futebol americano. A aquisição da NBA seria uma forma de atrair ainda mais o fã de esportes americanos. A desconfiança dos executivos, no entanto, está ao lembrar que o Super Bowl, a grande final do campeonato, registrou pico de 1,3 ponto, sendo que a média para o horário era de 0,3.
Paola Zanon, do Quinto Quarto