NBA divulga candidatos a MVP das finais antes de Heat x Nuggets começar

Paola Zanon | 31/05/2023 - 11:00

A série entre Miami Heat e Denver Nuggets pelo título da NBA ainda nem começou, mas uma lista com cinco candidatos na corrida pelo MVP das finais já foi divulgada pelo site oficial da liga.

Os jogadores que encabeçam o topo da lista são, naturalmente, Nikola Jokic e Jimmy Butler, que já ganharam o prêmio de MPV das finais das conferências Oeste e Leste, respectivamente.

Os outros três nomes da lista são dois jogadores dos Nuggets, Jamal Murray e Aaron Gordon, e um do Heat, Caleb Martin, que até antes do Jogo 6 contra o Boston Celtics era um candidato inesperado.

O prêmio de MVP é entregue ao jogador que mais fez diferença para a franquia naquela série específica, e é escolhido através de votação entre cinco jornalistas convidados pela própria NBA.

LEIA TAMBÉM:

+ NBA: Draymond Green provoca torcida dos Celtics: ‘Feliz por terem perdido’

++ NBA: Lakers e Celtics disputavam hegemonia, mas terminaram fora da finais

O sérvio não se empolgou muito com a homenagem e chegou a dizer que o troféu não significava nada, pois o trabalho ainda não estava concluído, já que o objetivo maior é o título da NBA.

No leste, Butler também não pareceu vislumbrado com a honraria —nem mesmo o troféu de campeões da conferência encheu seus olhos, já que ele até se recusou a segurá-lo diante da promessa de levantar o próximo, se referindo também às finais.

Desde o ano passado, a liga dobrou o número de prêmios individuais e passou a homenagear também o destaque das finais de conferência. Os primeiros vencedores da honra inédita foram Stephen Curry, pelo Oeste, e Jayson Tatum, pelo Leste.

Além destes, existe o prêmio de MVP das finais, que no ano passado foi Curry, e o maior deles, que é de MVP da temporada regular, conquistado por Joel Embiid este ano.

Agenda das Finais da NBA:

  • Jogo 1 – 1º de junho, quinta-feira, às 21h30 – Denver Nuggets x Miami Heat
  • Jogo 2 – 4 de junho, domingo, às 21h – Denver Nuggets x Miami Heat
  • Jogo 3 – 7 de junho, quarta-feira, às 21h30 – Miami Heat x Denver Nuggets
  • Jogo 4 – 9 de junho, sexta-feira, às 21h30 – Miami Heat x Denver Nuggets
  • Jogo 5 (se necessário) – 12 de junho, segunda-feira, às 21h30 – Denver Nuggets x Miami Heat
  • Jogo 6 (se necessário) – 15 de junho, quinta-feira, às 21h30 – Miami Heat x Denver Nuggets
  • Jogo 7 (se necessário) – 18 de junho, domingo, às 21h – Denver Nuggets x Miami Heat
Escrito por Paola Zanon
Paola Zanon é jornalista formada pela Cásper Líbero, repórter e redatora com passagens pelo Notícias da TV, R7 e UOL Esporte. A carreira no jornalismo esportivo começou com a cobertura dos Jogos Pan-Americanos de 2019 pelo R7 até chegar ao Quinto Quarto em fevereiro de 2023. São-paulina de coração e apaixonada por basquete, futebol e viagens.