NBA: Lakers e Celtics disputavam hegemonia, mas terminaram fora da finais

Pedro Rubens Santos | 30/05/2023 - 17:30

Quando as finais de conferência da temporada 2022-23 da NBA foram definidas, não houve quem não tenha imaginado, ao menos por um minuto, o embate entre Boston Celtics e Los Angeles Lakers na grande decisão. As duas franquias são as maiores campeãs da história da liga, com 17 títulos cada.

O confronto colocaria frente a frente os grandes vencedores numa disputa que valeria muito mais do que a 18ª conquista, mas também a hegemonia do basquete dos Estados Unidos. Contudo, tanto Celtics como Lakers foram superados por seus adversários e ficaram pelo caminho.

LEIA MAIS

+ NBA: para quais times os narradores e comentaristas torcem?

++ LeBron começa semana que poderá ser decisiva para temporada dos Lakers

+++ Onde assistir Heat x Nuggets pelas finais da NBA ao vivo – datas e horários

Aquela que seria a “final dos sonhos” da NBA foi por água abaixo, e não se sabe quando haverá outra oportunidade tão concreta para sua realização. No lugar do duelo que faria o mundo parar para assistir, a liga terá, na briga pelo troféu Larry O’Brien, o Denver Nuggets e o Miami Heat.

Lakers varridos pelos Nuggets

Saiba onde assistir Lakers x Nuggets. Foto: Isaiah J. Downing / SUSA / Icon sport
Os Nuggets fizeram 4 a 0 na final do Oeste e afundaram as esperanças dos Lakers de buscar o título. (Foto: Isaiah J. Downing / SUSA / Icon sport)

O Los Angeles Lakers chegou aos playoffs depois de se classificar em sétimo lugar na temporada regular e superar o Minnesota Timberwolves no play-in. Na primeira rodada, eliminou o Memphis Grizzlies por 4 a 2, placar repetido na série seguinte contra o Golden State Warriors.

Na final do Oeste, o time de LeBron James encarou os Nuggets, donos da melhor campanha da conferência, e foram atropelados em quatro partidas — perderam dois jogos em Denver e, em seguida, mais dois em casa. Acabaram eliminados de forma melancólica diante da sua torcida.

Apesar de contar com LeBron e Anthony Davis saudáveis na fase decisiva da temporada, a equipe de Los Angeles não conseguiu segurar os astros rivais Nikola Jokic e Jamal Murray, que tiveram médias de 27,7 e 32,5 pontos por partida na série, respectivamente.

Celtics eliminados pelo Heat

Saiba onde assistir o Jogo 5 entre Heat x Celtics. Foto: Jim Rassol / SUSA / Icon sport
O Miami Heat derrubou favoritos, entre eles os Celtics, no caminho às finais da NBA. (Foto: Jim Rassol / SUSA / Icon sport)

No Leste, o roteiro foi inverso. Os Celtics, segunda melhor campanha, chegaram às finais como favoritos contra o Miami Heat, que se classificou em oitavo e, assim como os Lakers, precisou passar pelo play-in.

O Heat ainda foi derrotado na primeira partida da repescagem, contra o Atlanta Hawks, e saiu vencedor de um duelo de vida ou morte com o Toronto Raptors na sequência.

Contra os Hawks, Boston encarou mais dificuldades do que o esperado e se classificou após seis confrontos. Na segunda rodada, precisou ir até o Jogo 7 para bater o Philadelphia 76ers e chegar à decisão.

Nas casas de apostas, o favoritismo era todo dos Celtics. Mas essa superioridade não saiu do papel, e o Heat abriu 3 a 0 logo de cara na série. Os Celtics lutaram muito, empataram a briga e chegaram ao duelo final com chances de conquistar a vaga.

No fim, entretanto, tudo terminou na classificação de Miami, que despachou o time de Joe Mazzulla e avançou para enfrentar os Nuggets nas NBA Finals.

Agenda das Finais da NBA:

  • Jogo 1 – 1º de junho, quinta-feira, às 21h30 – Denver Nuggets x Miami Heat
  • Jogo 2 – 4 de junho, domingo, às 21h – Denver Nuggets x Miami Heat
  • Jogo 3 – 7 de junho, quarta-feira, às 21h30 – Miami Heat x Denver Nuggets
  • Jogo 4 – 9 de junho, sexta-feira, às 21h30 – Miami Heat x Denver Nuggets
  • Jogo 5 (se necessário) – 12 de junho, segunda-feira, às 21h30 – Denver Nuggets x Miami Heat
  • Jogo 6 (se necessário) – 15 de junho, quinta-feira, às 21h30 – Miami Heat x Denver Nuggets
  • Jogo 7 (se necessário) – 18 de junho, domingo, às 21h – Denver Nuggets x Miami Heat