A NBA anunciou o trio principal de arbitragem para o Jogo 7 entre Miami Heat e Boston Celtics, que acontece nesta segunda-feira (29), válido pelas finais da Conferência Leste: Scott Foster, Tony Brothers e John Goble. Saiba onde assistir ao jogo.
A escolha, no entanto, não agradou as torcidas de nenhum dos lados, dadas as atuações polêmicas dos oficiais nos playoffs desta temporada e até mesmo o local onde nasceram.
Another year, another Heat/Celtics game to decide the Eastern Conference Champion!
? First Game 7 rematch since 1995
? Tatum: 51 PTS in G7 last round
? Celtics can become 1st team to overcome 3-0 deficitTip-off at 8:30 PM ET on TNT… WHO WILL WIN? pic.twitter.com/mhJZqO4HV6
— NBA (@NBA) May 29, 2023
Os celtas reclamaram da presença de John Goble, nascido e criado em Miami. Mas, dos três nomes, este é o que tem resultados mais equilibrados, com mais vitórias do que derrotas para ambos os lados.
Já os fãs do Miami Heat acenderam o alerta porque a franquia não costuma ganhar os jogos apitados por Foster e Brothers, ao contrário do que acontece com os Celtics.
Dos nove jogos apitados por pelo menos um da dupla nesta temporada, o Boston ganhou sete e perdeu dois. Já as dez partidas que um deles apitou para o Miami Heat terminaram todas em derrota.
O Jogo 6 da série foi marcado por dois erros graves da arbitragem nos minutos finais da partida, ambos favorecendo o Miami Heat: uma falta não marcada em cima de Jayson Tatum e uma violação de lance livre de Caleb Martin que passou em branco.
Arbitragem da NBA
A arbitragem tem sido um problema recorrente para a NBA nesta temporada, sobretudo nos jogos de playoffs. Não apenas os torcedores, mas técnicos e jogadores já reclamaram abertamente sobre as decisões dos juízes.
Na série entre Celtics e Philadelphia 76ers, um dos árbitros chegou a procurar James Harden, ainda durante o jogo, para se desculpar por não ter marcado faltas claras.
Já na série contra o Miami Heat, um dos juízes causou polêmica ao lamentar uma cesta convertida por Jimmy Butler.
Para piorar a situação, o árbitro Eric Lewis passou a ser investigado pela liga por administrar um perfil nas redes sociais defendendo as decisões dos juízes e ofendendo jogadores. Ele foi o responsável por não marcar uma falta de Jayson Tatum em cima de LeBron James em janeiro.