NBA aponta erros graves da arbitragem no Jogo 6 entre Celtics x Heat

Paola Zanon | 29/05/2023 - 09:30

A NBA confirmou dois erros graves cometidos pela arbitragem nos últimos dois minutos do Jogo 6 entre Boston Celtics e Miami Heat, válido pelas finais da Conferência Leste.

Os dois erros beneficiaram os donos da casa, que estavam vencendo a partida por um ponto quando faltavam apenas três segundos para o apito final.

O primeiro deles foi não marcar uma violação de lance livre cometida por Caleb Martin, que impediu Derrick White de disputar o rebote. Neste momento, faltava um minuto e um segundo para o fim do jogo .

O segundo erro aconteceu quando faltavam 33 segundos para a partida chegar ao fim: a arbitragem não marcou uma falta de Gabe Vincent em cima de Jayson Tatum durante uma tentativa de arremesso.

O lance mais contestado pelo público, no entanto, foi um raro acerto da arbitragem, de acordo com a NBA.

Os fãs do Miami Heat reclamaram que o cronômetro voltou para três segundos após os três lances livres cobrados por Jimmy Butler —o relógio havia parado em 2.1 segundos.

Já os fãs dos Celtics reclamaram que Butler teria cometido uma saída dupla de bola, o que o faria perder a posse e não ter tomado a falta que colocou os rivais na frente.

Após análise da NBA, foi concluído que os árbitros acertaram em devolver 0.9 segundos ao cronômetro, pois a falta foi cometida antes de o relógio ter parado, enquanto Jimmy não teve duas saídas de bola; ele perdeu o controle e recuperou em seguida, sofrendo a falta.

Arbitragem da NBA

A arbitragem tem sido um problema recorrente para a NBA nesta temporada, sobretudo nos jogos de playoffs. Não apenas os torcedores, mas técnicos e jogadores já reclamaram abertamente sobre as decisões dos juízes.

Na série entre Celtics e Philadelphia 76ers, um dos árbitros chegou a procurar James Harden, ainda durante o jogo, para se desculpar por não ter marcado faltas claras.

Já na série contra o Miami Heat, um dos juízes causou polêmica ao lamentar uma cesta convertida por Jimmy Butler.

Para piorar a situação, o árbitro Eric Lewis passou a ser investigado por administrar um perfil nas redes sociais defendendo as decisões dos juízes e ofendendo jogadores. Ele foi o responsável por não marcar uma falta de Jayson Tatum em cima de LeBron James em janeiro.

Escrito por Paola Zanon
Paola Zanon é jornalista formada pela Cásper Líbero, repórter e redatora com passagens pelo Notícias da TV, R7 e UOL Esporte. A carreira no jornalismo esportivo começou com a cobertura dos Jogos Pan-Americanos de 2019 pelo R7 até chegar ao Quinto Quarto em fevereiro de 2023. São-paulina de coração e apaixonada por basquete, futebol e viagens.