A NBA abriu uma investigação contra Eric Lewis, um de seus árbitros contratados, por suspeita de difamação contra os jogadores da liga de forma anônima e online.
De acordo com Marc Stein, correspondente da NBA, o juiz administrava um perfil no Twitter que xingava os jogadores e defendia as decisões polêmicas da arbitragem nos jogos.
As suspeitas recaíram sobre Lewis por ele ser um dos oficiais de jogo mais protegidos pelo perfil em questão. A última atuação de Eric foi em 16 de maio, no Jogo 1 entre Los Angeles Lakers e Denver Nuggets, válido pelas finais da Conferência Oeste.
Além das postagens defendendo o árbitro, inclusive sobre esse lance envolvendo Tatum e LeBron, os perfis seguidos pela página eram apenas cinco: o oficial da NBA, três perfis com conteúdo sobre a arbitragem, e o perfil do George Mason Patriots, time de basquete universitário treinado pela esposa de Lewis.
NBA ref Eric Lewis has been outed as having a burner account (@CuttliffBlair). Lmaooo this is a momentous day. The account will surely be deleted soon so for the archives, the entirety of the account’s replies. All involving… yep, Eric Lewis. 😂
(h/t @Mikey_Wyllin) thread 🧵⬇️ pic.twitter.com/6GTvURouOc
— Pablo Escobarner (blue check) (@PabloEscoburner) May 25, 2023
A arbitragem da NBA tem sido alvo de inúmeras críticas por parte de técnicos, jogadores e torcedores por causa de decisões polêmicas tomadas, sobretudo, nos jogos de playoffs da atual temporada.
A própria liga chegou a revisar vários dos lances apontados por treinadores e concordou que, realmente, houve erro de marcação da arbitragem.
Até o momento, a liga não se pronunciou oficialmente sobre a investigação contra Lewis, nem a respeito das atuações equivocadas da arbitragem.
LeBron x Lewis
Em 28 de janeiro, Eric Lewis foi protagonista de uma das decisões polêmicas de arbitragem que mais teve repercussão negativa tanto nas redes sociais, quanto entre jogadores.
No clássico entre Celtics e Lakers, disputado no TD Garden, o juiz deixou de marcar uma falta clara de Jayson Tatum em cima de LeBron James no garrafão, o que daria à franquia do Oeste dois arremessos de lance livre.
O jogo terminou em 125 a 121 para o time de Boston. Dos 26 jogos da franquia apitados por Lewis, os celtas venceram 22 e perderam 4. A família do árbitro, inclusive, não esconde a torcida pelos Celtics.
Assim que a notícia sobre a investigação se tornou pública, LeBron reagiu nas redes sociais:
— Essa merda sobre Eric Lewis é verdade?—, perguntou ele, através do Twitter.
This Eric Lewis 💩 true??? 🤨
— LeBron James (@KingJames) May 27, 2023