NBA: Heat x Celtics é vexame para um ou feito inédito em 150 vezes para outro

André Avelar | 29/05/2023 - 13:00

Se tem uma expressão que o fã de NBA adora, essa é: “Jogo 7”. Miami Heat x Boston Celtics decidem nesta segunda-feira (29) o título da Conferência Leste, a vaga para a NBA Finals, mas também o vexame de um ou o feito histórico de outro. Em 150 oportunidades, nunca um time sofreu a virada depois de estar liderando por 3 a 0.

Heat x Celtics se enfrentam a partir das 21h30, no TD Garden, em Boston. Saiba onde assistir ao vivo à partida.

Nessas 150 oportunidades em que um time estava liderando uma série de playoff com tamanha vantagem, apenas três delas foram para o Jogo 7: Portland Trail Blazers x Dallas Mavericks (2003), Denver Nuggets x Utah Jazz (1994) e New York Knicks x Sacramento Kings (Rohester Royals, em 1951). 

LEIA MAIS:

+ Chicago Bulls recebe notícia devastadora sobre Lonzo Ball

Há pelo menos uma grande diferença para o confronto desta segunda, em Massachusetts. A partida decisiva será disputada na casa da equipe que estava em desvantagem antes do empate por 3 a 3. Se nenhuma outra conseguiu a classificação antes, os Celtics têm mais chances que os demais de entrarem para a história.

O Heat sabe do peso da história e, já na partida anterior, mesmo diante da sua torcida, decepcionou. Ainda que Derrick White tenha feito mágica ao apanhar um rebote e fazer a cesta da vitória a 0s2 do fim, a equipe da Flórida falhou em momentos decisivos da partida. A pressão bateu e os jogadores não conseguiram mais escolher as melhores ações. A vitória na próxima partida é estranhamente só um compromisso obrigatório. Como se o time não tivesse mais do que cumprido a obrigação de não entrar para a história negativamente.

— Nada disso vai valer a pena se nós pisarmos na bola no Jogo 7 — disse Jaylen Brown, um dos pilares dos Celtics após ser provocado.

Jaylen Brown, Jimmy Butler, Celtics x Heat,
Foto: SUSA / Icon Sport

Como se não bastasse, os Celtics são o time mais experiente da liga em jogos sete. Depois da partida contra o Miami, terá feito exatamente 25% (37 de 148) do tipo de jogo mais emocionante para uma série de playoff. O aproveitamento d e75% (27 vitórias e 9 derrotas) também impressiona e, talvez, até assuste ainda mais os jogadores da White Hot.

Apesar da possibilidade de uma eliminação vexatória, o astro Jimmy Butler se mostrou confiante na vitória. O camisa 22 teria feito os pontos finais, se o White não tivesse recuperado o rebote de Marcus Smart e dado a vitória para os Celtics.

— Basquete é entretenimento, não é? Eu estou tranquilo. Não vou deixar ninguém desistir, nós não vamos desistir. Não ligo para o que vai acontecer, nós vamos para Boston e vamos vencer.

Quem passar de Heat x Celtics enfrentará o Denver Nuggets na NBA Finals. O time de Nikola Jokic está descansando desde que varreu o Los Angeles Lakers e ficou com o título da Conferência Oeste. A primeira partida será na quinta-feira (1º).