Austin Rivers, do Minnesota Timberwolves, fez duras críticas a Damian Lillard por pedir para ser trocado pelo Portland Trail Blazers e afirmou que esse tipo de coisa prejudica a NBA.
— Se você fosse um free agent, poderia escolher para onde iria. Isso começou com James [Harden] e Ben [Simmons], e agora todos esses caras seguem fazendo essa merda—, disparou o ala-armador dos Wolves, em entrevista ao Ringer NBA.
Para Rivers, Lillard só deveria mudar seu destino quando ele mesmo pudesse decidir isso sozinho, ou seja, quando se tornasse um agente livre para aceitar a oferta que quisesse, do time de sua preferência.
O problema é que no ano passado, quando Damian se tornou um free agent, ele assinou uma extensão para mais quatro anos com o Portland, então ele só poderia entrar de novo na agência livre ao final da temporada de 2024-25 em caso de declínio da player option.
— Não importa o quão bom você é como jogador, seja na NBA ou não, é um privilégio. Se você é agente livre, pode ir para onde quer, é assim que funciona. Mas se não é e assina um acordo, faz parte do negócio—, explicou Austin.
Lillard pede para ser trocado nos Blazers
Insatisfeito com a prioridade dos Blazers em reformular a equipe e não em brigar pelo título, Damian pediu para ser trocado depois de 11 temporadas tentando ser campeão sem nem chegar perto disso.
Ainda assim, Rivers acredita que esses pedidos de troca em meio a um contrato vigente podem prejudicar a liga no sentido de oferecer salários cada vez mais baixos aos jogadores, já que a qualquer momento, eles podem querer ir para outra franquia.
Além de Damian, James Harden também pediu para ser trocado pelo Philadelphia 76ers por não se sentir valorizado pela franquia; o Barba já havia feito isso em 2021, quando quis sair do Houston Rockets e, diante da negativa, deixou de se dedicar em quadra.
— Não gosto quando astros fazem isso só porque outros fazem. Então, se você é um grande jogador, você só não aparece para jogar? Não é assim—, disparou Rivers, que apesar das críticas, assumiu que segue sendo fã de Dame. —Ele é, provavelmente, um dos jogadores mais duros que já tive de marcar—, afirmou.
Austin Rivers😭😭 pic.twitter.com/r7Xs7BhNQC
— NBA Quick Highlights (@NBA_QHighlights) June 2, 2021
A novela de Lillard
Desde que pediu para ser trocado, Damian Lillard nunca escondeu que quer jogar pelo Miami Heat na temporada de 2023-24, mas os Blazers não estão com a menor pressa em realizar a negociação.
O Miami Heat está de portas abertas, mas o preço que os executivos de Portland querem ainda não facilitou a negociação envolvendo Tyler Herro.
O Portland Trail Blazers está ciente do interesse de Damian Lillard em se juntar ao Miami Heat, mas não abre mão de uma recompensa equivalente ao talento do jogador que defendeu a equipe por 11 anos na NBA.
O principal ativo do Heat como potencial envolvido na negociação, atualmente, é o armador Tyler Herro, nome que não despertou muito interesse nos Blazers. Por isso, foi informado que um outro time deve se juntar à troca.
Essa terceira equipe receberia a compensação de Miami — um ou mais jogadores — e ofereceria algo atrativo a Portland, o que pode envolver o envio de jovens atletas ou escolhas de Draft.
Lillard tem apenas um desejo: jogar em Miami. Enquanto uma proposta tentadora não chega à mesa dos Blazers, a equipe segue sondando e no controle da negociação.
Dame went on IG live with “Welcome To Miami” playing in the background. Lol now Damian… pic.twitter.com/XlmlSCm9eF
— BEAN 🏁🏁🏁 (@MGRADS) June 23, 2023