O Philadelphia 76ers lutava bravamente no TD Garden para tentar surpreender os donos da casa e chegar à final da Conferência Leste na tarde deste domingo (14/5). Até o 3º quarto. Daí, Jayson Tatum, que já vinha fazendo um grande jogo, contou com ajuda de seus fiéis escudeiros, finalizando a etapa com uma vitória por 33 a 10, e construindo uma vantagem de mais de 20 pontos de liderança, praticamente definindo a vitória.
No fim, com o quarto período uma mera formalidade, os Celtics conseguiram uma vitória dominante, por 112 a 88. Jayson Tatum, que teve tantos jogos e apagões durante a série, conseguiu uma performance histórica, terminando com 51 pontos, batendo o recorde pontuação em Jogos 7, que Curry havia estabelecido há algumas semanas, contra o Sacramento Kings.
Jayson Tatum is the 3rd player in Celtics franchise history to record 40+ points in a Game 7, joining:
Sam Jones: 47 points (1963)
Paul Pierce: 41 points (2008) pic.twitter.com/hvXmu3Yf2d— NBA History (@NBAHistory) May 14, 2023
Philadelphia permanece sem marcar presença nas Finais de Conferência desde 2001. Além disso, Doc Rivers agora tem sete derrotas em 16 Jogos 7 disputados, deixando muitas perguntas pelo caminho sobre seu futuro à frente dos 76ers.
Agora, os Celtics enfrentam Miami nas Finais do Leste pela chance de retornar à decisão da NBA pela segunda temporada consecutiva. O Jogo 1 da série acontece na quarta-feira, a partir das 20h30.
O jogo
Mesmo com Embiid visivelmente fora de ritmo, pelo menos nos 12 minutos iniciais, Philadelphia se apoiou na criação de jogadas de James Harden, que terminou com quatro assistências, e na surpreendente mão quente de PJ Tucker para terminar o primeiro quarto na liderança por 29 a 23. Do lado dos Celtics, o único ponto positivo foi a produção de Jayson Tatum que, diferentemente de partidas anteriores, começou focado o quarto inicial, com 11 pontos e quatro rebotes.
Após parecer desligado em grande parte dos minutos iniciais, Boston apareceu para o jogo no segundo quarto, conseguindo grandes jogadas e forçando desperdícios de bola de Philadelphia. Além de Tatum, Brown começou a aparecer e ajudou os Celtics a encostarem no placar.
Com Boston mais ligado na partida e pressionando o ataque dos Sixers, os Celtics conseguiram a virada e foi para o intervalo na liderança – 55 a 52.
2º tempo
Com Jayson Tatum assumindo a responsabilidade, Boston começou a ampliar a sua vantagem. Antes da metade do 3º período, o camisa zero já somava 38 pontos, Horford e Brown apareceram com cestas importantes, os Celtics aproveitavam mais de 50% de suas tentativas de três e, defensivamente, esmagaram os Sixers, construindo, assim, uma vantagem de 15 pontos (73 a 58).
Do outro lado, nada parecia cair para os Sixers, que terminaram o quarto com um aproveitamento de 24% (7/29). Dessa forma, a vantagem só aumentou com Boston aproveitando 52% de suas tentativas de longa distância (13/25). Os Celtics terminaram a etapa com 33 a 8 no placar, e no jogo, 88 a 62, praticamente definindo o desfecho do duelo.
42 PTS | 10 REB | 4 AST | 61% FG
SPECIAL. https://t.co/NJrbxNlcBg pic.twitter.com/0BMNMlkOX4
— NBA (@NBA) May 14, 2023
O quarto período só para Jayson Tatum tornar ainda mais histórica a sua já grande performance. O camisa zero terminou com 51 pontos e os Celtics venceram por 110 a 82 e confirmaram vaga nas Finais da Conferência Leste.