NBA: Tatum bate recorde de Curry, faz 51 pontos e Celtics demolem 76ers

Samir Mello | 14/05/2023 - 19:04

O Philadelphia 76ers lutava bravamente no TD Garden para tentar surpreender os donos da casa e chegar à final da Conferência Leste na tarde deste domingo (14/5). Até o 3º quarto. Daí, Jayson Tatum, que já vinha fazendo um grande jogo, contou com ajuda de seus fiéis escudeiros, finalizando a etapa com uma vitória por 33 a 10, e construindo uma vantagem de mais de 20 pontos de liderança, praticamente definindo a vitória.

No fim, com o quarto período uma mera formalidade, os Celtics conseguiram uma vitória dominante, por 112 a 88. Jayson Tatum, que teve tantos jogos e apagões durante a série, conseguiu uma performance histórica, terminando com 51 pontos, batendo o recorde pontuação em Jogos 7, que Curry havia estabelecido há algumas semanas, contra o Sacramento Kings.

Philadelphia permanece sem marcar presença nas Finais de Conferência desde 2001. Além disso, Doc Rivers agora tem sete derrotas em 16 Jogos 7 disputados, deixando muitas perguntas pelo caminho sobre seu futuro à frente dos 76ers.

Agora, os Celtics enfrentam Miami nas Finais do Leste pela chance de retornar à decisão da NBA pela segunda temporada consecutiva. O Jogo 1 da série acontece na quarta-feira, a partir das 20h30.

O jogo

Mesmo com Embiid visivelmente fora de ritmo, pelo menos nos 12 minutos iniciais, Philadelphia se apoiou na criação de jogadas de James Harden, que terminou com quatro assistências, e na surpreendente mão quente de PJ Tucker para terminar o primeiro quarto na liderança por 29 a 23. Do lado dos Celtics, o único ponto positivo foi a produção de Jayson Tatum que, diferentemente de partidas anteriores, começou focado o quarto inicial, com 11 pontos e quatro rebotes.

Após parecer desligado em grande parte dos minutos iniciais, Boston apareceu para o jogo no segundo quarto, conseguindo grandes jogadas e forçando desperdícios de bola de Philadelphia. Além de Tatum, Brown começou a aparecer e ajudou os Celtics a encostarem no placar.

Com Boston mais ligado na partida e pressionando o ataque dos Sixers, os Celtics conseguiram a virada e foi para o intervalo na liderança – 55 a 52.

2º tempo

Com Jayson Tatum assumindo a responsabilidade, Boston começou a ampliar a sua vantagem. Antes da metade do 3º período, o camisa zero já somava 38 pontos, Horford e Brown apareceram com cestas importantes, os Celtics aproveitavam mais de 50% de suas tentativas de três e, defensivamente, esmagaram os Sixers, construindo, assim, uma vantagem de 15 pontos (73 a 58).

Do outro lado, nada parecia cair para os Sixers, que terminaram o quarto com um aproveitamento de 24% (7/29). Dessa forma, a vantagem só aumentou com Boston aproveitando 52% de suas tentativas de longa distância (13/25). Os Celtics terminaram a etapa com 33 a 8 no placar, e no jogo, 88 a 62, praticamente definindo o desfecho do duelo.

O quarto período só para Jayson Tatum tornar ainda mais histórica a sua já grande performance. O camisa zero terminou com 51 pontos e os Celtics venceram por 110 a 82 e confirmaram vaga nas Finais da Conferência Leste.

Escrito por Samir Mello
Samir Mello trabalhou como repórter no Correio Braziliense antes de se tornar editor de esportes no portal Metrópoles. Atuou como subcoordenador e coordenador do Quinto Quarto até julho de 2023.
Share your love