O Miami Heat aprontou para cima do Boston Celtics no TD Garden e venceu o Jogo 1 da final da Conferência Leste, na noite desta quarta-feira (17), por 123 a 116.
O time da casa até largou na frente e foi para o intervalo em vantagem, mas tudo mudou após um terceiro quarto inacreditável dos visitantes, com direito a 13 pontos de Max Strus, que foi decisivo para o triunfo surpreendente — os Celtics eram favoritos nas casas de aposta antes de a bola subir.
Jimmy Butler deu mais um show com 35 pontos na noite, superando os 30 de Jayson Tatum e vencendo o primeiro duelo entre os dois astros que vêm fazendo uma pós-temporada memorável. Ele também fez sua presença ser sentida defensivamente com seis roubos de bola.
Tatum, aliás, “sumiu” no último período, enquanto seu time buscava a virada, e teve três turnovers. Foi Jaylen Brown quem chamou a responsabilidade, marcou mais pontos e se destacou ao brigar por cada bola disputada.
VEJA TAMBÉM
+ Heat x Celtics é tira-teima por soberania na Conferência Leste
+ NBA: eliminação dos Warriors indica fim da dinastia?
+ Embiid teve reação inusitada com demissão de Doc Rivers
Autor de 13 pontos, Marcus Smart teve um duplo-duplo com direito a 10 assistências só no primeiro tempo, número muito acima da sua média, que é de 5,1 por jogo nesses playoffs.
Os esforços celtas, porém, foram em vão. O torcedor, que se decepcionou com a virada sofrida em casa, já sente um senso de urgência, pois a equipe não pode, de forma alguma, se dar ao luxo de perder o próximo confronto, que acontece novamente no TD Garden, na próxima sexta-feira.
Conteúdo
Heat x Celtics: Jogo 1
O bailarino do CAOS com a cesta e a falta. Já são 18 PTS para Jayson Tatum😤#NBAPlayoffs #NBAnoPrimeVideo pic.twitter.com/98cHilb2VU
— NBA Brasil (@NBABrasil) May 18, 2023
Desde o início, Jayson Tatum e Jimmy Butler desenharam o duelo que todos esperavam. Enquanto o astro dos Celtics terminou o primeiro tempo com 18 pontos anotados, o camisa 22 do Heat não ficou muito para trás e teve 15.
A grande diferença na metade inicial foi a ajuda do restante da equipe de Boston — outros três jogadores fizeram mais de 10 pontos — e os turnovers. Miami perdeu a posse de bola nove vezes antes do intervalo.
O primeiro quarto foi bem equilibrado, mas o time da casa conseguiu abrir boa vantagem no período seguinte. O placar na metade do jogo era de 66 a 57 para os Celtics no TD Garden.
O maior destaque do início do confronto, no entanto, foi Marcus Smart, que teve mais assistências do que todo o time do Miami Heat. Ele conseguiu impressionantes 10 em apenas 18 minutos em quadra antes de descer para o vestiário.
Marcus Smart assist clinic 🥽
This time he finds Brogdon… late Q2 on TNT!#NBAConferenceFinals presented by @GooglePixel_US pic.twitter.com/q04dJYDSYZ
— NBA (@NBA) May 18, 2023
Segundo tempo: Heat tem período perfeito e vira o jogo
Apesar da vantagem obtida na primeira parte, os Celtics viram o Heat buscar o placar em menos de quatro minutos depois do meio-tempo. A equipe visitante parecia se sentir à vontade mesmo dentro do ambiente hostil do TD Garden e virou a partida com muita intensidade.
Bam Adebayo e Max Strus acordaram para o jogo e foram fundamentais na reação com nove e 13 pontos, respectivamente, anotados no terceiro quarto. Strus acertou três bolas do perímetro para silenciar o ginásio rival.
Fim de 3º quarto no TD Garden! 👀Miami voltou com tudo e ASSUMIU a liderança do placar, 103 x 91. 🔥
Daqui a pouco o quarto DECISIVO! pic.twitter.com/b5fQuM308u
— NBA Brasil (@NBABrasil) May 18, 2023
Com o placar parcial de 45 a 25 no período, o Heat foi para o último quarto segurando a liderança por 11 pontos. Mas o jogo estava longe de decidido.
Com a força da torcida e de Jaylen Brown, Boston mostrou poder de reação, foi para cima e encostou no placar. Mas Tatum não conseguiu fazer nada, cometeu três turnovers na reta final e viu Butler sacramentar o triunfo do Miami Heat em sua própria casa.
Os números de Heat x Celtics
MIAMI HEAT
Jimmy Butler: 35 pontos | 7 assistências | 6 roubos
Bam Adebayo: 20 pontos | 8 rebotes | 9/13 em arremessos de quadra
Max Strus: 15 pontos | 3/5 em bolas de três pontos
BOSTON CELTICS
Jayson Tatum: 30 pontos | 7 rebotes | 9/17 em arremessos de quadra | 4 turnovers
Jaylen Brown: 22 pontos | 9 rebotes | 6 turnovers
Malcolm Brogdon: 19 pontos | 7/14 em arremessos de quadra | 2/4 em bolas de três pontos
THE JIMMY 3 🤯 pic.twitter.com/tzbQ9leVAH
— Miami HEAT (@MiamiHEAT) May 18, 2023