NBA: Grizzlies vencem Warriors com nova briga entre Brooks e Green; veja

André Avelar | 09/03/2023 - 23:54

A expectativa era de um grande jogo de basquete. Mas também de um pouco mais de trash talk e até briga na NBA. O Memphis Grizzlies venceu o Golden State Warriors por 131 a 110 na noite desta quinta-feira (9), no FedEx Forum, pelas últimas rodadas da temporada regular. A partida também ficou marcada por um novo capítulo da confusão entre Draymond Green e Dillon Brooks.

Steph Curry, já plenamente recuperado de uma lesão na perna que o afastou das quadras por cerca de um mês, foi o cestinha da partida com 29 pontos. Mesmo assim, não foi o suficiente para a vitória fora de casa. Pelo lado da equipe do Tennessee, prevaleceu o jogo coletivo. Tyus Jones anotou 22 pontos, seguido de Jaren Jackson Jr. (21) e Desmond Bane (21)

LEIA MAIS:

+ Irving condena racismo, critica Tesla e ataca haters: ‘Eu sou o câncer do time?'

++ Doncic sofre com lesão misteriosa e preocupa Mavericks

+++ Rozier responde ameaça de fã por derrota dos Hornets: ‘Te arrebento’

Entenda a briga

Green dedicou quase três minutos para responder ao que entendeu como provocação de Brooks. O ala da equipe do Tennessee havia dito que não gostava do rival, do time da Califórnia e muito mais. O pivô então gravou um vídeo para os seus seguidores em que não foi nada econômico nas ofensas:

— Esse idiota disse: ‘eu não sei o que o Draymond faz, eu não gosto do Draymond, não gosto do Golden State', eu também não gostaria de um time que me derrota toda hora. Você era um garotinho no ensino médio, ou talvez na faculdade, assistindo a gente ser campeão. Você deveria estar feliz por ter testemunhado isso.

A expectativa então era que os dois se encontrassem pra valer em pelo menos algum momento da partida. E esse momento aconteceu quando faltava menos de um minuto para o fim do segundo quarto. Brooks mostrou que estava ligado na partida, aproveitou o fundo-bola errado dos adversários e recuperou para uma bandeja em cima de Green. Os dois se encararam, chegaram a ficar próximos, mas foi só. A torcida foi à loucura em favor do camisa 24.

“Você poderia agora passar o microfone para o Draymond. Para fazer ele falar mais de mim, por que assim eu jogo melhor”, Dilon Brooks

E a provocação continuou até depois do jogo. Ao ser entrevistado pelo repórter da TNT, Brooks continuou o trash talk:

— Disse para ele continuar fazendo o podcast dele. É fofo. É engraçado.

— Você poderia agora passar o microfone para o Draymond. Para fazer ele falar mais de mim, por que assim eu jogo melhor.

Artilharia pesada

Reprodução/Twitter/@memgrizz
Brooks levou a melhor no duelo contra Green, no Tennessee, pela NBA. Foto: Reprodução/Twitter/@memgrizz

Steve Kerr mandou um time de menor estatura, mas muito bom da linha dos três. O small ball com Stephen Curry, Jordan Poole, Donte DiVincenzo, Klay Thompson e somente Draymond Green no garrafão. Deu certo em partes, já que o time conseguiu trocar pontos em bons momentos da partida. Faltava ainda uma proteção maior à área pintada, quando Kevon Looney entrou para ajudar.

Os donos da casa começaram com mais atitude e equilíbrio entre ataque e defesa. Tyus Jones (que substitui o titular Ja Morant, ainda suspenso pela equipe por tempo indeterminado), Desmond Bane, Dillon Brooks, Jaren Jackson Jr. e Xavier Tillman. A estratégia da equipe deu certo e a vantagem era de 18 pontos no final do primeiro tempo. 

No segundo tempo, prevaleceu o maior compromisso tático da equipe da casa. Curry continuou com a sua mão afiada da bola dos três pontos, mas não foi capaz de liderar a equipe uma vez que fosse à frente do placar. A equipe de Memphis, por sua vez, foi com mais organização para chegar a liderar por 20 pontos em uma partida combinada para 241 pontos.

Classificação e próximos jogos

As duas equipes voltam à quadra já sábado. Os Warriors seguem em uma sequência complicada na estrada, agora contra o Milwaukee Bucks, antes de enfrentar o Phoenix Suns. Do outro lado, os Grizzlies fazem as duas próximas partidas contra o Dallas Mavericks, uma dentro e outra fora de casa respectivamente. 

Esses confrontos podem ser decisivos por uma melhor na tabela da Conferência Oeste. Os Grizzlies somam agora 38 vitórias e 26 derrotas, enquanto os Warriors possuem 34 resultados positivos e 32 negativos na reta final de classificação rumo aos playoffs da NBA.

Confira os resultados desta quinta-feira de NBA:

Charlotte Hornets 113 x 103 Detroit Pistons

Houston Rockets 125 x 134 Indiana Pacers

Utah Jazz 129 x 124 Orlando Magic

Golden State Warriors 110 x 131 Memphis Grizzlies

Brooklyn Nets 113 x 118 Milwaukee Bucks

New York Knicks 117 x 122 Sacramento Kings