Finais da NBA: Mavericks buscam vitória em casa no jogo 3 para não correrem o risco de varrida

Marcelo Cartaxo | 11/06/2024 - 21:30

As finais da NBA avançam para o jogo 3, e a primeira partida em Dallas está marcada para acontecer na quarta-feira (12), a partir das 21h30 (horário de Brasília). Os Celtics tem vantagem de duas vitórias, ambas em Boston, e agora viajam para o Texas para tentar roubar o mando de quadra e serem campeões fora de casa.

A vitória no jogo 3 não dá o título aos Celtics, mas coloca Jayson Tatum, Jaylen Brown, Jrue Holiday e companhia a um tento do 18º título da franquia na NBA. No entanto, o favorito ao título pode ter um desfalque para a próxima disputa: Kristaps Porziņģis. O pivô teve um deslocamento tibial, mas viajou com a equipe e seu status para o confronto. Segundo o injury report é “decisão de hora do jogo”.

Enquanto isso, o Dallas Mavericks também tem preocupações, com Luka Dončić tratando duas lesões e espera que fique bem para o jogo 3.

  • O jogo 3 das finais da NBA, disputada entre Dallas Mavericks x Boston Celtics, acontece na quarta-feira (12), a partir das 21h30 (horário de Brasília);
  • Luka anotou um triplo-duplo de 32 pontos no jogo 2, mas não foi o suficiente para evitar a vitória dos Celtics;
  • Jayson Tatum fez 18 pontos, serviu 12 assistências e ficou a um rebote do triplo-duplo;
  • Em noite tímida de Jaylen Brown, o MVP das finais de conferência, Jrue Holiday apareceu com 26 pontos e arremessos certeiros para a vitória;
  • Kyrie Irving segue tendo números “ruins” enfrentando o Boston Celtics no TD Garden. Desde 2021, não sabe o que é vencer jogando na casa do ex-time;
  • Luka é a esperança para os Mavericks, mas assumiu a culpa da derrota na partida anterior.

Finais da NBA 2024: Dallas Mavericks x Boston Celtics – jogo 3

As duas primeiras partidas em Boston não foi o que Jason Kidd queria. Foram duas vitórias afirmadoras dos Celtics, que encontraram uma forma de parar Luka Dončić, forçar erros da estrela dos Mavericks e punir as trocas defensivas.

O grande trunfo de Boston no jogo 2 foi Jayson Tatum servindo a bola para seus companheiros, não forçando os arremessos e, quando teve chance, bateu para dentro e procurou a cesta com a falta, para ir à linha de lance livre e anotar 3 pontos.

Os Mavericks tiveram problemas tanto na defesa quanto no ataque. Doncic não conseguiu encontrar espaços, Kyrie errou os arremessos que dariam sobrevida ao Dallas na partida e o elenco de apoio não apareceu, diferente dos Celtics que tiveram Payton Pritchard matando bola do meio da quadra.

Para o jogo 3, os Mavericks terão que usar a torcida para tentar impedir que Boston, time que varreu o outro finalista do leste nos dois jogos fora de casa, vença dentro do American Airlines Center e coloque uma mão na taça.

Como chegam Mavericks e Celtics para o Jogo 3 das Finais da NBA de 2024?

Boston Celtics

Líder absoluto na Conferência Leste e rolo compressor dos Playoffs. Essas são as credenciais do Boston Celtics para as Finais da NBA de 2024. Com 64 vitórias em 82 jogos na temporada, a franquia de Massachusetts chega às Finais com um amplo favoritismo contra os rivais do Texas.

O Boston Celtics foi um dos times mais regulares e completos na temporada regular e liderou algumas das principais estatísticas coletivas (pontos por jogo, rebotes, diferença de pontos e tocos). Em 2024, chega a sua segunda final em três temporadas.

A última vez em que esteve na final, saiu derrotado para o Golden State Warriors por 4-2. Em 2024, quer afastar esse fantasma e voltar a conquistar um título, o 18º da sua história, e reassumir a liderança da NBA no quesito.

Principal destaque: Jayson Tatum

Em sua sétima temporada na liga, Jayson Tatum tem cada vez mais se firmado como um líder e a principal estrela de Boston. Desde a sua chegada na NBA, na temporada 2017-18, Tatum disputou os Playoffs em todos os anos.

Duas vezes campeão da Conferência Leste, e MVP das Finais da Conferência em 2022, Tatum agora quer alçar voos mais altos e, agora, apenas o anel de campeão da NBA lhe interessa. Na atual temporada, o jogador liderou os Celtics em pontos por jogo, rebotes e assistências, sendo um verdadeiro líder em quadra.

Dallas Mavericks

O começo de temporada do Dallas Mavericks não foi dos melhores. Oscilações, muitas derrotas e um sentimento de frustração. 2024 parecia mais um daqueles anos que o time ia decepcionar os seus torcedores. Mas, depois de ficar de fora dos Playoffs em 2023, chegou a vez de dar uma resposta.

E ela veio com maestria. Após a pausa para o All-Star, o time ganhou reforços e voltou para a disputa. E apesar de ter terminado a temporada regular na quinta colocação, em alguns momentos chegou a brigar pelo topo da tabela. Nos Playoffs, eliminou, com muita garra, o líder OKC em apenas 6 jogos. E contra o terceiro colocado Timberwolves, por pouco não aplicou uma varrida.

Agora, nas Finais da NBA, o Dallas Mavaricks quer entrar para a história como o primeiro time a terminar a quinta colocação a vencer um título da NBA – que seria o seu segundo na história.

Principal destaque: Luka Dončić

Cestinha da temporada com 33,9 pontos de média, e segundo colocado no número de assistências com médias de 9.8 por jogo, Luka Dončić não só é a estrela do Dallas Mavericks como também o principal fator para o retorno do time às Finais da NBA depois de mais de uma década.

Nos Playoffs, o esloveno repetiu os bons números da temporada regular e, novamente, liderou a sua equipe numa corrida espetacular contra o líder Oklahoma City Thunder e o terceiro colocado, Minnesota Timberwolves. Seus 28.8 pontos de média nos Playoffs são um dos grandes motivos dos Mavericks chegarem com tanta autoridade em busca do seu segundo título da NBA.

Estevan Ciccone e Eduardo Barão, colunistas do Quinto Quarto, opinam sobre Jogo 3

Finais da NBA Mavericks x Celtics – Jogo 3: onde assistir ao vivo?

  • Data: quarta-feira, 12 de junho de 2024;
  • Horário: 21h30 (horário de Brasília);
  • Local: American Airlines Center, em Dallas, no Texas.
  • Onde assistir: Band (TV aberta), ESPN (TV fechada), Star+ (streaming), NBA League Pass, Betano e Bet365

Agenda da série entre Dallas Mavericks x Boston Celtics nas Finais da NBA de 2024:

  • Jogo 1: Boston Celtics 107 x 89 Dallas Mavericks
  • Jogo 2: Boston Celtics 105  x 98 Dallas Mavericks
  • Jogo 3: Dallas Mavericks x Boston Celtics – 12/06, quarta-feira, às 21h30
  • Jogo 4: Dallas Mavericks x Boston Celtics – 14/06, sexta-feira, às 21h30
  • Jogo 5: Boston Celtics x Dallas Mavericks (se necessário) – 17/06, segunda-feira, 21h30
  • Jogo 6: Dallas Mavericks x Boston Celtics (se necessário) – 20/06, quinta-feira, 21h30
  • Jogo 7: Boston Celtics x Dallas Mavericks (se necessário) – 23/06, domingo, 21h
Escrito por Marcelo Cartaxo
Marcelo Cartaxo é um estudante de jornalismo na Universidade Veiga de Almeida, cujo interesse e paixão pelo jornalismo esportivo o levaram a acumular experiências em várias plataformas renomadas. Sua trajetória inclui colaborações notáveis em veículos como Premier League Brasil, Minha Torcida, Esportelandia, Futebol na Veia e ShaftScore.