Finais NBA: Quem é o maior? Celtics têm a chance de superar Lakers em títulos

Paola Zanon | 04/06/2024 - 13:00

As Finais da NBA não representam a chance de conquistar apenas mais um título da liga para o Boston Celtics; essa também será a chance de voltar a ficar à frente do Los Angeles Lakers, seu maior rival.

Celtics e Lakers são duas das franquias mais antigas da NBA —na verdade, elas já existiam antes mesmo da fundação da liga. O time de Los Angeles tem 77 anos, enquanto o de Boston é um ano mais velha.

A partir de 1949, quando a NBA foi fundada com a fusão da BAA e NBL, cada um dos times conquistou nada menos que 17 títulos —sendo estes os maiores campeões da história da liga masculina de basquete e estão longe de serem alcançados; o terceiro colocado na lista é o Golden State Warriors com “apenas” sete títulos.

Mesmo sendo um ano mais novo, o Los Angeles Lakers conquistou seu primeiro título —e primeiro de toda a liga— em 1949, dois anos depois de sua fundação e quase 10 anos antes que os Celtics.

O primeiro título dos Celtics e a era Bill Russell

A franquia de Boston, inclusive, só venceu seu primeiro título em 1957, quando os Lakers já eram pentacampeões da NBA. A partir daí, os Celtics “roubaram” a hegemonia do time de Los Angeles e tiveram uma sequência de oito títulos, entre 1959 e 1966, com Bill Russell liderando a equipe em quadra.

O maior jogador da história da franquia e cinco vezes MVP ainda conquistou mais dois títulos antes de deixar a cidade de Boston devido ao racismo sofrido ao longo dos anos. Ao todo, foram 11 campeonatos na conta de Russell, que são também os 11 primeiros da equipe, sendo que cinco deles foram em cima do time da Califórnia.

Bill Russell
Em 2020, Bill Russell deixou a rivalidade de lado e usou a camisa dos Lakers em uma homenagem póstuma após o acidente aéreo que vitimou Kobe Bryant. Foto: Icon Sport

Três anos depois da saída de Bill, os Lakers finalmente voltaram a conquistar um título da NBA, mas ainda estavam atrás dos Celtics por cinco. O prejuízo foi parcialmente recuperado entre as décadas de 1970 e 1980, com estrelas como Magic Johnson e Kareem-Abdul Jabbar no elenco.

Foram seis campeonatos vencidos pelos Lakers na década de 80, mas enquanto isso, os Celtics conquistaram mais cinco, mantendo a liderança em número de títulos, com 16 contra 11.

Lakers voltam ao topo

Depois de ver o Chicago Bulls conquistar seu espaço na década de 1990, com seis títulos conquistados durante a era Michael Jordan, os Lakers começaram a dar a volta por cima a partir dos anos 2000, com a chegada de Kobe Bryant e Shaquille O’Neal.

A dupla liderou a franquia na conquista de três títulos em sequência, entre 1999 e 2002, fazendo a contagem subir para 14 —ainda faltavam dois para alcançar os Celtics. Shaq acabou indo para o Miami Heat dois anos mais tarde, e durante um jejum de seis anos sem títulos, Kobe viu a franquia de Boston vencer mais um, em 2008.

Kobe e Shaq
Juntos pelos Lakers, Kobe Bryant e Shaquille O’Neal venceram três títulos da NBA no início dos anos 2000. Foto: Icon Sport

Com a aquisição de Pau Gasol, no entanto, Bryant voltou a brilhar; a dupla venceu mais dois campeonatos, em 2009 e 2010, finalmente encostando nos Celtics, que ainda lideravam por um título.

O empate só aconteceu 10 anos depois, com a atual dupla LeBron James e Anthony Davis. Os Lakers venceram o título de 2020, na “Bolha da NBA”, durante a pandemia do coronavírus. Por não ter tido a presença da torcida graças aos protocolos de saúde, muitos torcedores de Boston minimizam a conquista.

Esta foi a primeira vez desde 1956 que Lakers e Celtics chegaram ao mesmo número de títulos da NBA. Desde que foi ultrapassado no ano seguinte, o time de Los Angeles nunca mais conseguiu assumir a liderança.

Celtics podem recuperar a liderança da NBA

Com a disputa das Finais da NBA a partir de quinta-feira (6), contra o Dallas Mavericks, os Celtics terão a chance de voltar a ser o maior campeão da liga com a possível conquista do 18º título.

A franquia já teve essa chance em 2022, quando foi campeã da Conferência Leste pela primeira vez desde o empate dos Lakers, mas acabou perdendo as Finais para o Golden State Warriors.

Tatum, Brown e Porzingis
Em 2024, o trio formado por Jayson Tatum, Jaylen Brown e Kristaps Porzingis pode levar o título de volta para Boston após 16 anos. Foto: Icon Sport

Desta vez, no entanto, os números dos Celtics são bem mais convincentes; a equipe teve a melhor campanha de toda a liga com 64 vitórias e apenas 18 derrotas na temporada regular.

Nos Playoffs, foram três séries rápidas: 5 a 1 contra o Miami Heat na primeira rodada, 5 a 1 contra o Cleveland Cavaliers nas semifinais e uma varrida em cima do Indiana Pacers nas Finais de Conferência.

Com estrelas como Jayson Tatum, Jaylen Brown e Kristaps Porzingis no elenco e toda a confiança de uma excelente temporada até aqui, o Boston Celtics tem sua melhor chance de título desde a conquista do 17º em 2008.

Escrito por Paola Zanon
Paola Zanon é jornalista formada pela Cásper Líbero, repórter e redatora com passagens pelo Notícias da TV, R7 e UOL Esporte. A carreira no jornalismo esportivo começou com a cobertura dos Jogos Pan-Americanos de 2019 pelo R7 até chegar ao Quinto Quarto em fevereiro de 2023. São-paulina de coração e apaixonada por basquete, futebol e viagens.