O Boston Celtics venceu o jogo 2 das finais da NBA contra o Dallas Mavericks por 105 x 98. Agora, Jayson Tatum e companhia tem duas vitórias de diferença, protegendo o mando de quadra e forçam Luka Doncic, Kyrie Irving e agregados a correrem atrás do prejuízo nas próximas partidas.
No lado vencedor, o basquete de equipe dos Celtics foi o destaque, com Jayson Tatum servindo 12 assistências e anotando 18 pontos. Jaylen Brown continua no ritmo de MVP das finais, e foi o 2º cestinha da noite, atrás apenas de Jrue Holiday (26).
No ataque, os Celtics encontraram os espaços que queriam, e na defesa conseguiram forçar turnovers importantes de Luka Dončić para ganhar o jogo 2. O esloveno saiu de quadra com um triplo duplo de 32 pontos, 11 assistências e 11 rebotes. Kyrie, mais uma vez, não conseguiu acompanhar o ritmo e ficou para trás, com 16 pontos e perdeu a bola em um momento importante do jogo.
Agora, Boston é o time a ser batido nas finais da NBA, e com a série indo para Dallas, no Texas, Luka pode ter mais desgaste com a locomoção até em casa. O jogador era dúvida para a partida, e apareceu em quadra com compressas de gelo nas costelas e no joelho direito.
1º tempo teve show de Doncic, ajustes dos Celtics e Tatum contribuindo de forma diferente
O início da partida foi controlado pelo Dallas Mavericks. Luka Doncic encontrou a primeira pontuação da noite na meia distância. Logo em seguida, sofreram a resposta do Boston com Jrue Holiday e Derrick White encontrando dois pontos em ligação direta com o passe longo.
Kyrie Irving logo de cara encontrou o que procurava no jogo 1: as vaias do torcedor dos Celtics. Em coletiva pós-jogo, o ex-jogador dos Celtics disse que pensava que esperava o torcedor ser mais barulhento, Boston levou isto a sério. Antes do jogo 2 o rosto de Kyrie foi para o telão da arena e seu comentário sobre a torcida no TD Garden também, colocando o torcedor atrás de Irving desde o início da partida.
Os Mavericks viveram um bom momento nos dois primeiros quartos, mas a dependência de Luka e Kyrie ficou clara nos 13 primeiros pontos, os quais ambos trocaram entre si, pontuando e servindo assistência mutualmente
A estrela do jogo 1, Kristaps Porziņģis, entrou na metade do 1º quarto para ajudar os Celtics, e num piscar de olhos já tinha quatro pontos e um toco com menos de 3 minutos em quadra.
No segundo quarto, os Celtics diminuíram a diferença no placar e começaram a trocar cestas com os Mavericks, até que Tatum começou a ganhar ritmo e colocou seus companheiros em posições claras de pontuação – terminou o 1º tempo com oito assistências.
Além disso, Boston pôde contar com Payton Pritchard vindo do banco para brigar com Kyrie Irving na defesa e encontrar um rebote milagroso no meio de três jogadores dos Mavericks e recomeçar a posse de bola. Holiday matou o 2º quarto com uma bola de três da zona morta.
Celtics fecham vitória no jogo 2 e viajam para Dallas
Os Celtics voltaram do intervalo com a mesma intensidade que deixaram a quadra indo para os 15 minutos de break. O que mostraram no primeiro tempo – um aproveitamento ruim na bola de três e decisões equivocadas em algumas posses – foi melhorado no início da segunda etapa. As leituras de defesa melhoraram com Tatum acompanhando Luka e Derrick White acertou a 3ª bola de três pontos do time no jogo, tirando a pressão do aproveitamento ruim do perímetro por um momento.
Com pouco menos de três minutos faltando no 3º quarto, os Celtics abriram 10 de diferença no marcador, e Jayson Tatum ganhou ritmo atacando aro, passando dos dois dígitos em pontos e entrou em ritmo de triplo-duplo.
Com uma liderança confortável, Boston trabalhou em cima até o fim do 3º quarto. Os Mavericks continuaram pontuando, mas os Celtics encontraram respostas, como na última bola do período, de Payton Pritchard, que no estouro do cronômetro arremessou no estouro do cronômetro.
Quando acontece o jogo 3 das finais da NBA entre Mavericks x Celtics?
- Dallas Mavericks x Boston Celtics, jogo 3: American Airlines Center, no Texas, na quarta-feira (12), a partir das 21h30 (horário de Brasília).