Responsável pelas principais mudanças que acontecem na NBA, o comissário Adam Silver revelou um de seus grandes planos para a liga em breve: mulheres assumindo o cargo de head coach.
“Eu ficaria extremamente desapontado se, certamente, em cinco anos não tivéssemos visto nossa primeira técnica feminina na NBA”, disse Silver, a Bonnie Bernstein, no canal de podcast da NCAA.
Em 76 anos de história, apenas 15 mulheres trabalharam como assistentes técnicas. Hoje, cinco fazem parte da liga: Jenny Boucek (Indiana Pacers), Lindsey Harding (Sacramento Kings), Sonia Raman (Memphis Grizzlies), Kristi Toliver (Dallas Mavericks) e Teresa Weatherspoon (New Orleans Pelicans).
Mesmo considerando o cargo de assistente importante, Adam Silver não deixou criticara o modelo atual de head coachs — que tem homens como predominância.
“Eu já disse isso antes, por mais que os esportes profissionais tenham liderado e a WNBA e a NBA tenham liderado em certas áreas, estamos um pouco atrasados nessa área”, disse. “Deveríamos ter mais treinadoras mulheres. Deveríamos ter uma treinadora agora. Ter mais árbitras e é algo em que estamos trabalhando muito agora”, acrescentou o comissário.
+ Stephen Curry deve perder alguns jogos por lesão no ombro
Na entrevista, o comissário também destacou que Becky Hammon, treinadora do Las Vegas Aces e ex-assistente do San Antonio Spurs, é quem irá furar a bolha e assumir o primeiro cargo de head coach na NBA. Inclusive, ela chegou a ser cotada para assumir o Portland Trail Blazers em 2021, mas acabou não ficando com a vaga.
+ Troféu MVP ganha nome em homenagem a grande astro da NBA
O grande prêmio da NBA, o Most Valuable Player (MVP), teve seu nome rebatizado. O troféu passa a se chamar Michael Jordan, em homenagem a um dos grandes ídolos do basquete e principalmente do Chicago Bulls. Durante seis décadas, a premiação tinha outro nome: Maurice Podoloff.
The Michael Jordan Trophy 🐐
The NBA's MVP will now be awarded with The Michael Jordan Trophy, bearing the name of the greatest player of all time.
MJ was a 5x MVP in his career 🏆 pic.twitter.com/D16mCU2Uez
— Chicago Bulls (@chicagobulls) December 13, 2022
A NBA anunciou na última semana a decisão de mudar o nome da marca. Jordan é cinco vezes vencedor do prêmio, com o último conquistado em 1998, quando levou o Chicago Bulls a mais um caneco.
Segundo informações, o troféu terá 23,6 polegadas de altura e pesará 23,6 libras. O peso também é uma homenagem ao número de sua camisa e aos seis anéis da NBA, conquistado com os Bulls.
Por fim, a organização também anunciou a reformulação da marca de todos os seus troféus nas últimas temporadas e adicionou mais alguns.
E MAIS:
+ NFL anuncia atração do show do intervalo no Super Bowl LVII
+ NFL: as trocas mais bombásticas da off-season
A sensação de poder transmitir uma sentimento à cada leitor é o que me move. Ainda assim, sou somente mais louco, que fez da escrita e do esporte a sua vida!