‘Super Mundial de Clubes’ pode contar com até 3 times da MLS

Lucas Gervazio | 18/12/2023 - 12:35

Um novo formato de Mundial de Clubes vem aí e, em 2024, Lionel Messi e seus companheiros de Inter Miami terão a possibilidade de assegurar uma vaga na competição que reúne os principais times de todos os continentes.

Com disputa confirmada nos Estados Unidos, o novo modelo do torneio contará com uma inauguração pra lá de especial na terra do Tio Sam. Em sua primeira edição, o ‘Super Mundial de Clubes' da FIFA poderá ter até três equipes que disputam a MLS em campo.

Um time já está garantido, que é o Seattle Sounders. No entanto, outras duas vagas seguem em aberto e podem ser preenchidas pelos melhores times do soccer norte-americano durante a próxima temporada.

MLS: Novo Mundial de Clubes da FIFA pode ter até 3 equipes em 2025

O ‘novo' Mundial de Clubes da FIFA vem dando o que falar entre os fãs do futebol. Gianni Infantino, presidente da Federação, anunciou recentemente que o modelo da competição também terá uma versão ‘alternativa', que acontecerá anualmente – a Copa Intercontinental.

No ‘Super Mundial de Clubes', previsto para acontecer a cada 4 anos, a expectativa é de que os principais times do mundo se encontrem em um torneio que chega em um formato mais longo, com um número maior de representantes por continente.

Nos EUA, a primeira edição do campeonato poderá contar com até 3 equipes norte-americanas. Uma delas já está garantida, que é o Seattle Sounders – campeão da Copa dos Campeões da Concacaf em 2022.

O campeão da liga norte-americana em 2024 também garantirá vaga como anfitrião, e a Copa dos Campeões da Concacaf ainda poderá levar mais uma equipe dos Estados Unidos para a disputa do torneio, que acontecerá em junho de 2025.

Times já classificados para o Mundial de Clubes de 2025

  • Europa: Chelsea, Real Madrid, Manchester City, Bayern de Munique, Inter de Milão, PSG, FC Porto, Benfica;
  • África: Al Ahly, Wydad Casablanca;
  • Ásia: Al-Hilal, Urawa Red Diamonds;
  • Oceania: Auckland City;
  • América: Monterrey, Seattle Sounders, León, Palmeiras, Flamengo, Fluminense.

Quem mais pode disputar o Super Mundial de Clubes em 2025?

Além de duas vagas restantes na América do Norte, outros clubes do mundo ainda poderão se classificar. Na Europa, o campeão da Champions League 2023/2024 e o melhor colocado no ranking da UEFA desta temporada garantirão vaga.

Na África, valem os mesmos critérios: o vencedor do torneio continental em 2024 e o melhor colocado do ranking geral da CAF estarão presentes na disputa no Mundial em 2025. Na América do Sul, além do campeão da Libertadores de 2024, os dois melhores colocados do ranking geral da Conmebol garantirão as suas vagas no torneio.

Escrito por Lucas Gervazio
Jornalista, com formação acadêmica da UNESP, com mais de 2 anos de atuação em redação de conteúdo. Apaixonado por futebol e fã dos Lakers, exploro algumas curiosidades da NBA e NFL no Quinto Quarto desde novembro de 2023.