Yago dos Santos, um dos principais jogadores da seleção brasileira na Copa do Mundo de Basquete 2023, explicou como uma breve experiência no Chicago Bulls foi essencial para sua preparação.
— Entendi mais do estilo de jogo ofensivo, aprimorei o meu inglês. O Chicago Bulls foi muito bom pra mim, e isso impactou diretamente no meu jogo pela seleção—, afirmou ele.
CLUTCH. 🥶
No more words necessary for Yago Santos late-game heroics! 🇧🇷#FIBAWC x #WinForBrasil pic.twitter.com/aTxBqyKbKA
— FIBA Basketball World Cup 2023 🏆 (@FIBAWC) September 1, 2023
Durante a temporada de 2022-23, o armador defendeu o Ratiopharm Ulm, da Alemanha, na Euro Copa de basquete e no campeonato nacional, pelo qual foi campeão.
Este foi o primeiro título do time no Campeonato Alemão. Com médias de 15 pontos, 3,5 rebotes, 5,7 assistências, Yago recebeu o prêmio de MVP das Finais.
As conquistas de Yago chamaram a atenção dos olheiros da NBA, e o brasileiro logo recebeu um convite para disputar a Summer League pelo Chicago Bulls mesmo sem ter se declarado ao Draft deste ano.
— Tinha acabado de sair de uma temporada completa na Alemanha e fiz questão de jogar na Summer League após receber o convite—, contou, animado.
Apesar do ótimo desempenho pelo Ratiopharm, o contrato do brasileiro não foi renovado para a próxima temporada.
Yago no Chicago Bulls
Sem vínculo com nenhuma equipe, Yago aceitou o convite para disputar a Summer League 2023 pelo Chicago Bulls. Ao todo, o armador participou de quatro jogos com a franquia que revelou Michael Jordan.
Santos teve médias de 8,3 pontos e 4,5 assistências por partida, mas não foi o suficiente para que os Bulls quisessem oferecer qualquer tipo de contrato a ele para a temporada de 2023-24.
Após o fim dos jogos de verão da NBA, o brasileiro recebeu uma proposta do Estrela Vermelha, de Belgrado, na Sérvia —país do campeão Nikola Jokic. O time é o atual tetracampeão sérvio.