Um dos torneios mais antigos do país e um dos mais importantes, a Lamar Hunt US Open Cup de 2024, terá uma importância mudança em relação as equipes que disputam a competição. Segundo o The Athletic, a MLS não terá os times da Major League Soccer, que vão contar com a presença das suas equipes de desenvolvimento, que hoje atuam na terceira divisão do país. Com isto, as equipes que disputam a primeira divisão não irão contar com seus elencos principais na competição mais antiga dos Estados Unidos.
Esta primeira experiência irá ter o objetivo de avaliar o desenvolvimento da competição sem as principais equipes dos Estados Unidos. A iniciativa já estava sendo pensada deste agosto deste ano e vai de encontro com a ideia de evitar um calendário muito grande das equipes na temporada. O Los Angeles FC, por exemplo, chegou a disputar um total de 53 partidas no ano, o que para os padrões do país é considerado um número bastante elevado.
Atual temporada da US Open Cup contou com finais entre times da MLS
Em jogo único, o Houston Dynamo derrotou o Inter Miami por 2 x 1. A competição que nas semifinais já contava com a presença apenas de equipes da MLS e nas quartas de finais, tirando o Pittsburgh Riverhounds e o Birmingham Legion FC, o cenário foi semelhante. Com isto, a competição era dar mais oportunidade para mais times fora da MLS tenham a oportunidade de pelo menos chegar nas finais e até mesmo de conquistar a competição.
Em 2022, o Sacramento Republic chegou a ir para a final diante do Orlando City, mas acabou perdendo por 3 x 0. Antes dele, o Charleston Battery que disputa a USL, chegou em uma final e perdeu. O última fora da MLS a conquistar a competição foi Richmond Kickers, que em 1995 derrotou o El Paso Patriots e conquistou seu único titulo no torneio. Naquela época a pratica do futebol no país ainda era muito limitada.