Depois de chocar o mundo ao nocautear Sergei Pavlovich no primeiro round e conquistar o cinturão interino dos pesos pesados na luta coprincipal do UFC 295, o inglês Tom Aspinall aproveitou para lançar uma pequena provocação ao campeão linear da categoria, Jon Jones.
Durante sua participação em um vídeo no canal de Michael Bisping, ex-campeão dos médios do UFC, Aspinall abordou a situação atual de Jones, que sofreu uma grave lesão e só deve voltar a lutar entre o fim de 2024 e o início de 2025. Segundo o lutador inglês, Jones deveria deixar de ser o campeão por todo o tempo que ficará afastado, já que é o que costuma acontecer com todos nessa situação.
– Eu acho que o Jon Jones deveria perder o cinturão, sendo sincero, porque acontece isso com todo mundo quando sofrem lesões sérias desse jeito. Eu não vejo o motivo dele continuar sendo o campeão e eu não consigo entender isso. Eu deveria ser o campeão nesse momento -, disparou.
I’ve officially made it in the MMA community but at what cost? LOL @MojahedFudailat Tom Aspinall wants Jon Jones stripped pic.twitter.com/RNrXG8TYVg
— Nina-Marie Daniele (@ninamdrama) November 20, 2023
Sem Jon Jones, Tom Aspinall lidera nova fase dos pesados no UFC
Jon Jones estava previsto para enfrentar Stipe Miocic na luta principal do UFC 295, mas acabou sofrendo uma grave lesão durante o treino cerca de um mês antes do evento. Na ocasião, ele rompeu um tendão do peitoral e precisou ser submetido a uma cirurgia imediata para reparar os danos.
Com menos de um mês para o evento, o UFC tirou uma carta da manga ao acionar Tom Aspinall e Sergei Pavlovich para lutarem no evento pelo cinturão interino da categoria dos pesados, já que Stipe Miocic foi afastado e só voltaria para enfrentar Jon Jones. Com a vitória de Aspinall, de apenas 30 anos de idade, a categoria dos pesados iniciou uma nova era.
Depois de anos com as mesmas figuras postulantes ao cinturão, sendo a enorme maioria delas veteranos com história no esporte, o atual panorama da categoria dos pesados é diferente. Com a exceção de Miocic, todos os lutadores do top 10 da divisão possuem 35 anos ou menos. O brasileiro Jailton Malhadinho, sétimo colocado, é o mais jovem de todos: 26 anos.
VEJA TAMBÉM: