NFL: Saquon Barkley no mercado? Giants falham e devem perder astro

Pedro Rubens Santos | 17/07/2023 - 18:00

A novela Saquon Barkley continua gerando muita expectativa na NFL. O running back ainda não definiu seu futuro, mas, com o fim da janela, mais um capítulo importante foi escrito, nesta segunda-feira (17).

O New York Giants e o RB tinham até às 17h para chegar a um acordo sobre um contrato de longa duração, mas não conseguiram entrar em consenso, e o astro de 26 anos deve seguir sua carreira em outra equipe.

— É o que é — escreveu o jogador no Twitter, no momento em que a janela de negociações se fechou.

Os Giants colocaram a franchise tag em Barkley, em março, o que significa que o running back atuaria durante a temporada 2023 sob um contrato fixado no valor de US$ 10 milhões, mas sem um vínculo de longo prazo. O astro ainda não decidiu se assinará a tag ou se ficará de fora da temporada — ou de parte dela.

VEJA TAMBÉM

+ Aaron Rodgers reclama de medida tomada por NFL: ‘Forçaram goela abaixo’

+ Vitor Belfort faz previsão absurda sobre filho superar Tom Brady

Saquon Barkley fora dos Giants?

Saquon Barkley enfrenta um problema comum aos running backs na NFL atualmente: a dificuldade de conseguir grandes contratos. As equipes não têm se mostrado muito dispostas a investir uma parte considerável do orçamento em atletas da posição e priorizam dar contratos históricos a quarterbacks e edge rushers, por exemplo.

Entre os motivos para esse cenário estão a evolução da liga, que cada vez se torna um jogo mais aéreo do que terrestre, e o excesso de lesões que os RBs enfrentam. Com menos importância para as organizações e a dificuldade de se manterem saudáveis, os corredores têm sido pouco valorizados pelos times da liga.

Saquon Barkley, running back do New York Giants (Foto: Icon Sport)
Saquon Barkley e New York Giants não conseguiram chegar a um acordo, e futuro do astro segue incerto. (Foto: Icon Sport)

Ao mesmo tempo, um running back produtivo como Barkley deseja um contrato longo que lhe dê dinheiro garantido pelas próximas temporadas, uma espécie de “seguro” em caso de alguma lesão que prejudique seu desempenho ou até mesmo seu futuro. E esse é um dos fatores que podem fazer com que o jogador se recuse a entrar em campo em 2023. Sem o risco de se lesionar, ele estaria livre para assinar um acordo duradouro com outro time a partir do ano que vem.

— Eu não estou procurando por um contrato recorde. Não estou exigindo ser o jogador mais bem pago da minha posição. Eu entendo o mercado — declarou Barkley, em junho, segundo Adam Schefter, da ESPN. — Meu objetivo é só ser compensado respeitosamente com base nas minhas contribuições para o time em campo e no vestiário. Se em algum momento houver um acordo justo para ambas as partes, estarei pronto para assinar.

Recentemente, os Giants renovaram o contrato do quarterback Daniel Jones por quatro anos com um valor astronômico de US$ 160 milhões. O desempenho do QB, e da equipe, na última temporada foi claramente amplificado pelas boas atuações de Saquon Barkley, que teve 103,1 jardas de média por jogo e anotou 10 touchdowns.

Escrito por Pedro Rubens Santos
Pedro Rubens começou a trabalhar na cobertura de futebol americano no site Torcedores.com e teve uma passagem de três anos pela ESPN, onde atuou também na produção digital. Foi repórter do Quinto Quarto até julho de 2023.